Alemanha tem bolsa de intercâmbio para jornalistas

Bolsas para jornalistas na Alemanha
Foto: Daniel Rocha – Publico

Programa de bolsas pretende proporcionar aos jornalistas da América Latina uma experiência na Alemanha.

A Internationale Journalisten-Programme (IJP) promove desde 1997 um programa de intercâmbio para que jornalistas da América Latina tenham a oportunidade de experimentar o trabalho na Alemanha e jornalistas alemães possam atuar em países latino-americanos.

grupo-FB

O Programa

Em funcionamento a quase 20 anos, o intercâmbio é dirigido para jornalistas que tenham entre 25 e 35 anos, que possuam conhecimentos da língua alemã ou sejam fluentes em inglês. Para participar, é necessário que os profissionais tenham um vínculo com um veículo de comunicação no Brasil, seja jornal, revista, televisão, rádio ou internet.

Seleção

Para participar do processo de seleção, os interessados precisam enviar o currículo em alemão com foto, anexar a cópia de, ao menos, três artigos ou reportagens que consigam comprovar a capacidade profissional do candidato. Também é necessário enviar uma carta de motivação em alemão ou em português, uma carta de recomendação do editor-chefe do veículo de comunicação onde o interessado trabalha. Eles não pedem exame de proficiência, porém no currículo é necessário comprovar que conhece o inglês e o alemão.

Selecionados

Os candidatos que forem selecionados receberão o comunicado em novembro e participarão de uma semana de orientação na capital da Alemanha, Berlim. Os escolhidos assistirão palestras e seminários e conhecerão os alemães que irão para os países da América Latina. Após o período de adaptação, os jornalistas atuarão por dois meses e meio (entre fevereiro e abril de 2017) como redatores em um veículo de comunicação da Alemanha.

O valor da bolsa é de € 3.600, que pretende ajudar os selecionados com gastos de alojamento, transporte e alimentação.

banner-curriculo

Como se Candidatar?

Se você ficou interessado e pretende se candidatar, é necessário enviar um email para o setor de imprensa da Embaixada da Alemanha na capital Brasilia ou o consulado da Alemanha mais próximo da sua cidade. Existem consulados alemães em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Pede-se que o material seja colocado em um arquivo único, em PDF, com todos os documentos.

Clique aqui para acessar o site do IJP ou aqui para acessar diretamente o edital do programa. Boa sorte!

Outras Bolsas

MBA no exterior: Universidade da Inglaterra está com programa de bolsas de estudo. Clique aqui para saber mais.

Bolsas de estudo: quer estudar no Reino Unido? Clique aqui e conheça um programa de bolsas.

Universidade de Lisboa (ULisboa) está ofertando bolsas de estudo. Clique aqui e leia a notícia completa.