Intercâmbio no Canadá

Estudar no Canada
Foto: Reprodução Let’s Travel Somewhere

Saiba como fazer um Intercâmbio no Canadá.

Muitos pais têm o sonho de que seus filhos estudem no Canadá e não é por menos. Com um ótimo ensino, estudar no Canadá é uma experiência de vida que pode fazer seus filhos crescerem e amadurecerem muito. É possível estudar no Canadá para fazer o ensino médio, estudar línguas (inglês ou francês) ou então graduação. O período pode ser determinado pela família ou então pela escola escolhida. Hoje vamos te dar dicas de como fazer um intercâmbio no Canadá, vamos lá?





Vantagens de estudar no Canadá

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos e admirados do mundo. Ele recebe muito bem seus imigrantes e é uma nação com excelente ensino, qualidade de vida e segurança. Fazer um intercâmbio no Canadá significa conviver com pessoas do mundo inteiro, crescer, ampliar seu horizonte, fazer amigos, melhorar sua fluência em uma língua estrangeira e deixar seu futuro currículo profissional muito atraente para trabalhar em qualquer área, empresa ou país.

Além disso, a oferta educativa no país é enorme, são mais de 10 mil programas de graduação, além de ótimas escolas de ensino médio e de línguas.

Desvantagens de fazer um intercâmbio no Canadá

O frio é um fator a ser levado em conta. É preciso estar preparado para os invernos rigorosos e comprar casacos, roupas e botas adequadas para a neve e pesquisar sobre a cidade canadense escolhida. Já as casas possuem calefação, bem como as escolas, restaurantes, shoppings e cafés.

O preço do intercâmbio pode ser alto dependendo do tempo de estudo, da escola, e das despesas mensais. Entretanto, é um investimento que vale a pena para o futuro do seu filho/a.

Veja também: Quais as maneiras de morar no exterior?

Ensino Médio no Canadá

O aluno que optar em fazer um semestre ou um ano do Ensino Médio no Canadá e pode escolher qual a melhor época, 1º, 2º ou 3º ano. Normalmente o segundo ano do Ensino Médio é o mais recomendado, porque o aluno já tem autonomia, já conhece a dinâmica de estudo, e pode voltar para terminar o terceirão.

É fundamental que o aluno domine o inglês (ou francês) para poder estudar no Canadá e poder acompanhar as aulas.

Para escolher uma escola de ensino médio, as agências de intercâmbio são as melhores opções e oferecem diversas opções de cidade, dormitórios ou casas de família.

Como fazer o visto para morar no Canadá

Ano letivo

O ano letivo no Canadá inicia em setembro e vai até junho. O primeiro semestre vai de setembro a fevereiro e o segundo semestre de fevereiro a junho. As férias de verão acontecem entre o final de junho e início de setembro.

banner-venda-livro-vazado-1

Intercâmbio no Canadá

Para quem pretende estudar um idioma no país (inglês ou francês – dependendo da região escolhida) pode optar por uma escola de idiomas e fazer a documentação sozinho ou então contratar uma agência de intercâmbio para que você seja assessorado em todos os processos. Há opções de intercâmbio onde o aluno fica hospedado em casas de família.

Além disso, há opções de intercâmbio para pessoas mais velhas, como cursos de idioma para os negócios ou então preparatórios para o TOEFL (exame de certificação).

Outra opção para estudar no Canadá é através de organizações como o Rotary Club. Se sua família pertence ao Rotary pode se candidatar tanto para receber intercambistas de todo o mundo como também enviar filhos para estudar no exterior.

Veja também: como ser Au Pair no Canadá

Graduação no Canadá

Já para quem pretende fazer uma graduação no Canadá, as candidaturas devem ser feitas através do histórico escolar, notas de exames e essays. Muitas instituições de ensino disponibilizam um número de vagas específicas para alunos estrangeiros. Para se candidatar, o aluno deve aplicar diretamente para a universidade escolhida e ter um bom domínio do idioma (inglês ou francês).

Conheça as melhores cidades para viver no Canadá

Se você pretende fazer um intercâmbio, o site Vagas pelo Mundo indica a TAW Intercâmbios, empresa que está presente nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

São Carlos-SP: Rua Adão Pereira de S. Cabral, 777 – Centro. (16) 3372-0322 | (16) 3307-5474

Caxias do Sul-RS: Rua Sinimbu, 35 Loja 8 – Frente BR-116. (54) 3028-4880 | (54) 3028-2556

*Esse artigo foi patrocinado pela TAW Intercâmbios.