Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudo para brasileiros

Governo da Dinamarca esta ofertando bolsas de estudo para brasileiros
Foto: Reprodução Pixabay

Inscrições podem ser feitas até o dia 01 de março, saiba como se candidatar. 

Ter uma experiência internacional no currículo acadêmico é uma oportunidade que não se deve desperdiçar. Todos os anos, o Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudo (no total de 50 meses por ano letivo) para estudantes brasileiros de Mestrado e Doutorado que queiram fazer um intercâmbio no país nórdico através do Programa de Bolsas Danish Government Scholarships.





O Programa

Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudo para brasileiros através do Programa de Bolsas Danish Government Scholarships, que é voltado para estudantes brasileiros que pretendam fazer um intercâmbio na Dinamarca. Veja abaixo como o programa é dividido:

Bolsas de estudo disponíveis para estudantes do Brasil:

  • Bolsas de estudo de 5 a 12 meses para estudantes de Doutorado (PhD).
  • Bolsas de estudo para 5-10 meses para estudantes de Mestrado.
  • Bolsas de estudo de 5 a 10 meses para estudantes de bacharel que estudam língua e literatura dinamarquesas.

De acordo com o site do programa, 50 meses no total são reservados para estudantes brasileiros por ano letivo e os meses que não forem utilizados não são transferidos para as candidaturas do ano seguinte.

Leia também: Como trabalhar na Dinamarca

grupo-novo-facebook

Objetivo

O Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudo para brasileiros com o objetivo de haver um intercâmbio entre culturas e a possibilidade da realização de pesquisas em uma universidade dinamarquesa, assuntos que são considerados muito importantes para o país europeu. Os candidatos que estejam envolvidos em projetos de pesquisa terão prioridade, já que a finalidade também é incentivar o estabelecimento e o desenvolvimento de contatos diretos e acordos entre instituições na Dinamarca e no Brasil.

Processo de Seleção

A intenção é buscar e garantir a participação de candidatos que tenham uma maior qualificação, ou seja, o comitê de bolsas definiu um conjunto de critérios para a avaliação dos candidatos. No site do programa está explícito que os candidatos escolhidos não necessitam atender todos os critérios, porém os que mais critérios atenderem terão uma colocação melhor em relação aos outros.

Saiba mais: Canadá: 5 profissões em alta no país em 2018

O programa é voltado para estudantes de Mestrado e Doutorado, mas também para alunos de graduação em estudos em língua e literatura dinamarquesas. A Agência Dinamarquesa para a Ciência e o Ensino Superior dará prioridade aos candidatos que obedecerem os seguintes critérios:

  1. Que pesquisem ou estudem temas relacionados com a língua dinamarquesa, cultura ou outras áreas de especialização dinamarquesas. Os candidatos ideais descrevem a dimensão dinamarquesa na escolha de estudos ou pesquisas quando se aplicam em campos como: design, música, arquitetura, bem-estar, estudos ambientais, etc.
  2. Quem é indicado por algum professor que ensina língua dinamarquesa em seu país de origem. Os candidatos devem incluir uma referência do professor na sua aplicação.
  3. Quem estuda línguas e literatura dinamarquesa ou escandinava.
  4. Quem mencionar que pretende ter algum pesquisador de renome na Dinamarca como orientador ou tema de pesquisa entre as instituições de ensino superior participantes.
  5. Quem contactou a universidade anfitriã dinamarquesa desejada e recebeu um convite de um professor para realizar estudos ou pesquisar lá.
  6. Quem já estuda em uma universidade parceira ou em uma instituição da universidade anfitriã dinamarquesa desejada.

Veja também: Os 6 melhores países para imigrar à trabalho com a família

Ainda de acordo com o site do programa, alunos não estarão elegíveis para as bolsas se:

  1. Já está matriculado ou está planejando se matricular em um grau completo, um diploma comum ou um programa de dupla graduação na Dinamarca. Estudantes completos, conjuntos e duplos não são considerados estudantes de intercâmbio e não são elegíveis para bolsas de estudo.
  2. Não está atualmente matriculado, ou está realizando pesquisas em uma instituição de ensino superior em seu país de origem.
  3. Se pretende prosseguir estudos em nível de bacharel durante a sua estadia na Dinamarca em campos que não sejam língua e literatura dinamarquesas.
  4. Se planeja realizar estudos ou pesquisar em uma base parcial, em vez de em tempo integral.

banner-facebook-newsletter

Como se candidatar 

Para participar do processo de seleção das bolsas de estudo na Dinamarca, é necessário fazer o download do formulário de inscrição, preencher completamente e enviar, junto com todos os documentos necessários – incluindo o Certificado de Proficiência em Inglês – para a Agência Dinamarquesa de Ciências e Ensino Superior no endereço de e-mail: kulturaftaler@ufm.dk.

O prazo para pedidos de bolsas de estudo do governo dinamarquês para o ano letivo de 2018/2019 é 01 de março de 2018.

Acesse o site do programa, leia todas as informações e, caso cumpra os requisitos, submeta sua candidatura.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *