Estudar na Irlanda: governo do país concede bolsas de estudo

Governo da Irlanda esta oferecendo bolsas de estudo
Foto: Reprodução Pixabay | Arte: Vagas pelo Mundo

São 60 bolsas de estudo para alunos internacionais que pretendem fazer Graduação, Mestrado ou Doutorado no país europeu. Saiba mais!

A Irlanda é um dos destinos preferidos dos estudantes que pretendem ter uma experiência internacional. São diversos os motivos que fazem com que o país europeu encabece a lista de destinos mais frequentes de estudantes, entre eles estão a facilidade em se conseguir um visto de estudos na Irlanda, a possibilidade de estudar e trabalhar de maneira legal, a chance de fazer um curso em uma das dezenas de escolas de inglês que existem no país. Além disso, na Irlanda existe uma comunidade brasileira grande e muito unida. Veja como fazer o visto para morar na Irlanda.





Bolsas de Estudo

O governo da Irlanda, em busca da excelência no ensino superior, está promovendo um programa de bolsas de estudo voltado para estudantes internacionais de países não pertencentes à União Europeia. Ou seja, estudantes brasileiros têm grandes possibilidades de serem contemplados com uma das 60 bolsas de estudo que o governo irlandês está concedendo.grupo-novo-facebook

O Programa

O Departamento de Educação e Habilidades (HEA) da Irlanda é que vai ser o órgão responsável pelo controle e disponibilidade das bolsas de estudo. O programa internacional de bolsas de estudo do governo da Irlanda vai conceder € 10.000 (dez mil euros) para cada estudante internacional e este valor servirá para cobrir os custos com hospedagem e alimentação. Além disso, o governo do país europeu vai isentar os estudantes contemplados das taxas de matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior que participam do programa.

Leia também: Irlanda tem mais de 35 mil vagas abertas

Perfil dos Estudantes

O governo da Irlanda busca estudantes que estejam cursando o último ano de um programa de graduação, que estejam no primeiro ano de um Programa de Mestrado ou que participem do primeiro ano de um Programa de Doutorado. Além disso, os estudantes selecionados não podem ser cidadãos de países da União Europeia e devem ter disponibilidade para morar na Irlanda e estudar em tempo integral no país pelo período de 1 (um) ano.

No regulamento do programa consta que os candidatos que não forem selecionados receberão um feedback sobre os motivos que fizeram com que ele(a) não fosse selecionado(a). Os estudantes selecionados, e que ganharão as bolsas de estudo do governo da Irlanda, iniciam seus estudos entre setembro e outubro de 2018. Ainda de acordo com o regulamento, terão prioridade os estudantes que sejam excelentes academicamente, pessoalmente, criativamente e profissionalmente, com boas habilidades de comunicação, que desenvolvam atividades extracurriculares como: trabalho humanitário, relacionado a políticas nacionais e internacionais, artes ou esportes.

banner-venda-livro-vazado-1

Prazo de Inscrição

As inscrições para o programa de bolsas de estudo do governo da Irlanda acontecem até o dia 23 de março de 2018.

Veja como se candidatar

Para se candidatar a uma das bolsas de estudo na Irlanda, os interessados precisam seguir os passos abaixo:

Veja também: Saiba quanto custa viver na Irlanda

1º: Universidade

O primeiro passo a ser dado é escolher a universidade onde você pretende estudar.

2º: Essays (resumo do projeto)

Depois de escolher a instituição de ensino, é importante ter o resumo do projeto que pretende desenvolver na universidade.

3º: Cartas de Recomendação

Se você possui um histórico acadêmico e profissional relevantes, peça para os seus tutores (professores ou chefe) uma carta de recomendação. A ideia é que eles avalizem a sua carreira e façam a diferença no momento da seleção para as bolsas de estudo.

4º: Inglês

Obviamente que, se você pretende estudar em uma universidade da Irlanda onde o inglês é a língua oficial, é necessário ter fluência no idioma e realizar testes de proficiência (IELTS ou TOEFL).

Leia mais: Trabalhar no exterior: descubra onde os brasileiros são mais valorizados

5º: Histórico Acadêmico

Depois de dar os passos sugeridos, é importante solicitar o seu histórico acadêmico e tê-lo em mãos.

banner-facebook-newsletter

6º: Submeter documentos para a bolsa de estudos

Depois de reunir todos os documentos, você deve acessar o site do Governo da Irlanda, ler o regulamento do programa de bolsas de estudo e preencher o formulário de aplicação disponibilizado. Você também precisa enviar um e-mail para: GOI-IES2018@hea.ie, com toda a documentação reunida, pois este é o e-mail de recebimento das candidaturas. Boa sorte!



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Um comentário em “Estudar na Irlanda: governo do país concede bolsas de estudo

  • 4 de março de 2018 em 10:27 pm
    Permalink

    Boa noite! Gostaria de morar na Europa com minha mãe e minha filha. Quero trabalhar e fazer mestrado. Qual sua sugestão. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *