Como fazer um currículo perfeito

Como fazer um curriculo perfeito.
Foto: Pixabay

Na hora de buscar um novo emprego, é preciso planejar seu currículo. Confira como fazer um currículo sem erros.

Se você está em busca de um emprego novo, o primeiro passo é preparar um ótimo currículo. Ele é sua chave de entrada para a empresa. O seu currículo precisa fisgar o profissional de recursos humanos em apenas 7 segundos. Isso mesmo. Esse é o tempo que um recrutador leva em média para olhar um currículo. O estudo foi feito pela Harvard Business Review.

Segundo os recrutadores, os profissionais sem experiência precisam ter calma e muita paciência na hora da elaboração do currículo. A palavra que define um currículo perfeito é planejamento. É preciso tirar um tempo para fazer, sentar com calma e planejar como ele será feito. O Curriculum Vitae não é só um documento, ele vai informar o que você quer ser. É preciso refletir sobre sua carreira e colocar no papel o que você aprendeu e absorveu durante sua licenciatura e vida profissional (aqui também vale voluntariado).

Pra preparar um curriculum vitae é preciso estar sozinho, sem TV, distrações e sem celular. Você precisa se concentrar e ter foco.

Na hora da formatação, prefira fontes tradicionais (Arial, Times, Helvetica, por exemplo), na cor preta e com tamanho legível. Separe os itens experiência profissional, formação acadêmica em tópicos em negrito e sublinhado. A folha deve ser preferencialmente branca, se for enviar por email salve sempre em PDF para não desconfigurar.

4 passos para fazer um currículo perfeito:

1) Depois de colocar seus dados pessoais (Nome, idade, endereço, email e telefone, não é necessário RG e CPF), informe seu objetivo profissional em uma frase. Ele deve ser direto, coeso e mostrar suas intenções de trabalho.

2) A Experiência profissional precisa estar em ordem cronológica, do último emprego para o mais antigo. Aqui você não precisa colocar todos, apenas os mais importantes. Em baixo do nome empresa e período que você trabalhou, coloque em uma frase como você evoluiu e cresceu na empresa. Quais metas você atingiu, que projetos se envolveu, como foi engrandecedor exercer aquela função. Nesse campo é fundamental informar as palavras-chaves da sua área, os termos mais atuais do momento. Para te ajudar, faça uma pesquisa das competências desejadas no Linkedin em cargos similares.

3) No item Formação Acadêmica coloque todos os seus cursos acadêmicos, especializações, pós-graduações, MBA, ou cursos de línguas. Jamais diga que é fluente em uma língua se você não for. Indique o nome da instituição, o tipo do seu diploma (Bacharelado, MBA, etc), curso, cidade e ano em que começou e que concluiu.

4) Lá em baixo do currículo indique três referências para contato do recrutador. Informe o nome, email e telefone dos contatos. Escolha pessoas com quem trabalhou e que tenha afinidade.

Vagas abertas pelo mundo

Aprenda aqui a fazer seu currículo europeu.

Centenas de vagas abertas na rede de hotéis Hilton. Candidate-se aqui.

Caterpillar está com vagas abertas pelo mundo. Envie seu currículo.