Como se vestir em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego
Foto: Reprodução Andreycardozodm

Confira dicas importantes para acertar e ganhar pontos na hora da entrevista.

Após a elaboração de um bom currículo, chegou a hora da entrevista de emprego. Esse é momento decisivo para você conquistar a vaga pretendida, por isso é preciso muito cuidado na hora de se vestir. Confira essas dicas fundamentais para não errar na escolha do look de trabalho:

Roupas para entrevista de emprego

O primeiro passo é pesquisar sobre a empresa e sua cultura. Se você for trabalhar em uma empresa séria, precisa se vestir adequadamente. Se for trabalhar em uma agência de publicidade ou design, os looks já podem ser um pouco mais descontraídos (mas não informais). O segredo da vida é o bom senso e o equilíbrio. Opte por roupas com cores neutras: preto, branco, azul marinho, verde escuro, cinza, bege, etc. Evite estampas floridas, cores extravagantes e chamativas.

Passe a roupa, evite amassá-la durante o trajeto e tenha sempre lenços de papel caso precise secar o suor. A primeira impressão é a que fica, por isso o seu conjunto precisa agradar o recrutador, um ar limpo, clean e fresh são fundamentais.

As mulheres devem evitar decotes e roupas curtas. Saias são permitidas, mas na altura dos joelhos. O salto alto só deve ser usado se a vaga pedir. Evite usar salto alto, se você não sabe utilizá-lo. Vale mais uma sapatilha e um andar correto, do que um salto e um andar atrapalhado.

Os homens devem evitar roupas descontraídas e tênis esportivos. Opte por uma calça preta, ou jeans escuro (sem cortes e rasgos). A camisa deve ter apenas uma cor e estar bem passada. Se o cargo pedir terno, opte com gravatas neutras que não chamem muita atenção.

Cabelos

Os cabelos devem estar cortados e penteados. Nada de acessórios no cabelo ou penteados. O quanto mais “naturalmente arrumado” melhor.

Maquiagem

As mulheres devem sim se maquiar. Entretanto, a maquiagem para a entrevista de emprego deve ser leve. Utilize base, pó compacto, corretivo embaixo dos olhos, lápis, rímel, blush e batom. O blush deve ser bem leve, nas cores que combinam melhor com a sua pele (rosa claro ou um leve marrom, por exemplo). Os batons devem ser suaves, com cores leves como rosa claro e tons de boca. Evite batom vermelho, roxo, ou muito escuros.

Unhas

As unhas devem estar limpas e lixadas. Isso serve tanto para o homem, quanto para a mulher. As mulheres podem usar esmaltes nas unhas, sim. Mas evite cores muito fortes como vermelho, rosa fluorescente, laranja forte, verde, azul, roxo e preto. Opte pelas cores: branco, nude, rosa claro, ou simplesmente um extra brilho transparente. Apenas para dar o ar de cuidado e zelo.

Hálito

Lembre-se escovar os dentes e passar fio dental antes da entrevista de emprego. Um hálito fresco, te dará mais confiança para falar sobre sua trajetória profissional.

Agora, você estará pronto para acertar na entrevista de emprego. Boa sorte e confie em você!

Notícias relacionadas

Dicas para entrevista de emprego online

7 dicas para se dar bem no mercado de trabalho

Entrevista de emprego: as perguntas mais difíceis na Apple