12 hábitos que você precisa abandonar para não fracassar

12 dicas para voce nao fracassar
Foto: Reprodução Aceleraempreendedor

Se a sua vida profissional não anda, saiba que você provavelmente é o maior culpado.

Por vezes, quando a vida profissional dá aquela empacada, é importante fazer uma pausa na correria do dia a dia para tentar reencontrar o caminho. É difícil, não é simples, mas é necessário e extremamente importante. Com tantas tarefas para serem realizadas em tão pouco tempo, costumamos entrar em ‘modo automático’ mesmo sem querer e, o pior, sem notar que entramos nesse círculo vicioso que só nos atrapalha.

Abaixo listamos 12 coisas (hábitos) que você precisa excluir da sua vida para que a sua carreira (inclua vida afetiva e financeira) volte para os trilhos:

1 – Não Falar

Dizem por aí que temos duas orelhas e uma boca, justamente porque devemos ouvir mais do que falar. Porém, não falar nunca não vai lhe ajudar em nada. Optar por ficar sempre quieto pode estar atrapalhando muito a sua carreira. Não que você deva falar sem parar, mas aprender o timming de colocar uma opinião na hora certa, no momento ideal, pode ser o grande diferencial na empresa que você trabalha. Pense nisso e aproveite para perceber se a sua estratégia de ser ‘o quietão’ não surgiu porque seu chefe ou colegas de trabalho não permitem que você bata asas e tente voar. Se esse for o caso, saia desse lugar o quanto antes.

2 – Impaciente

Nunca se acomodar e estar sempre querendo mais pode ser uma boa, mas tudo tem limite. Ansiedade em excesso pode fazer com que as pessoas se afastem e fiquem desconfortáveis na sua presença.

3 – Atrasado

“Foi o trânsito”, buscar a filha na escola, pneu furado, “esqueci o celular”…seja qual for a desculpa que você costuma usar para justificar os seus atrasos, saiba que eles estão arranhando a sua imagem pessoal e profissional. Sim, pessoas que estão sempre atrasadas passam a imagem de desleixo, descuido e desconfiança, “tanto na vida pessoal quanto na profissional” como já dizia o Faustão.

como fazer um curriculo perfeito

4 – Sem amigos

Nem oito nem oitenta. Você não precisa ser o amigão da galera, mas também não precisa ter uma coleção de desafetos e ‘inimigos’. Principalmente se você se orgulha e conta para os outros seus rancores de discussões, isso pode fazer sua imagem ficar esquisita e até com ares de ser vingativo e assustador.

5 – ‘Maria vai com as outras’

Na escola era comum fazer o que todo mundo fazia, mas quando chegamos na vida adulta, isso não é bom. Na carreira profissional tentar se diluir no todo pode fazer com que sua individualidade, tão importante, seja esquecida e você nunca consiga se destacar.

6 – Gastar demais

Dinheiro é bom, mas não dá em árvore. Então a palavra de ordem é poupar. Apesar de ser uma dica mais para o lado pessoal e financeiro, estar sempre sem grana pode atrapalhar muito a sua carreira e concentração no trabalho.

7 – Viver Adiando

Popularmente conhecido como ‘procrastinador’, a pessoa que vive sempre adiando as decisões necessárias e importantes da vida pode perder muito tempo e ficar patinando no mesmo lugar.

8 – Mentiroso

Uma mentirinha não faz mal a ninguém?! FAZ SIM. O problema é que uma mentirinha pode se tornar um mentirão e, se você tem esse péssimo hábito de mentir, pare já com isso. Alguns mentirosos subiram na carreira, mas você não precisa adotar essa estratégia, principalmente em tempos onde honestidade tornou-se diferencial.

banner-sair-do-pais

9 – Falar sem Pensar

Não cometa o sincericídio (resultado da honestidade em excesso que pode lhe trazer problemas sérios). Ser autêntico e verdadeiro é bom, mas com cautela sempre. Não confunda sinceridade com grosseria e sempre pense antes de falar.

10 – Fofoqueiro

A fofoca nas empresas, carinhosamente conhecida como ‘rádio peão’, é ruim e prejudicial nas relações profissionais. Tira o foco e não é bem vista, então se você curte uma fofoquinha, pare já com isso.

11 – Reclamão

Muitas pessoas encaram a reclamação como um hobby, algo tão natural que nem percebem que perdem tempo e até as coisas boas da vida por estarem sempre reclamando. Pare de reclamar, pare de reclamar, pare de reclamar. Pense e veja se a situação em que você se encontra não tem relação com a sua mania de estar sempre reclamando de tudo e vendo somente o lado negativo das coisas.

12 – Isolamento

Não se isole. Todos nós precisamos de um tempinho na vida, seja para pensar ou até para ler aquele livro, mas na vida profissional se isolar pode ser prejudicial. Ouça seus colegas de trabalho, converse com seu chefe ou subordinados e evite o isolamento.

São dicas simples, mas que esperamos que sejam úteis na sua vida profissional, pessoal e financeira.