5 coisas que fazem o recrutador descartar o candidato ‘de primeira’

5 coisas que fazem o recrutador descartar o seu curriculo
Foto: Reprodução Roberthalf

Recrutadores possuem olhos e ouvidos treinados, por isso todo o cuidado é pouco durante um processo seletivo de emprego.

Quem está na luta para conseguir um novo emprego sabe que toda a oportunidade que surge deve ser agarrada, porém como muitos processos de seleção começam pela internet (envio de CV e até entrevista online), caprichar e ter qualidade é fundamental. Nem sempre a ideia de ‘quanto mais melhor’ é válida na carreira, até porque alguns erros cometidos podem fazer com que os recrutadores excluam sua candidatura na triagem inicial.

Listamos abaixo cinco erros que devem ser evitados para que suas chances aumentem, confira:





1)  Candidatura sem Foco

Não adianta ser um ‘faz tudo’ na vida profissional. Algumas vagas são muito específicas e não precisam de pessoas sem foco. Os recrutadores estão muito atentos com os profissionais desfocados que atiram para todos os lados. Durante o processo de seleção, os currículos vão chegando e sendo organizados por palavras chave que condizem com o perfil da vaga. Dessa forma, eles obedecem uma ordem de aderência e o profissional que não é da área perde tempo, já que o recrutador dificilmente chamará uma pessoa para a entrevista sendo que ela não é a ideal para a oportunidade em questão.

2) Informações Básicas ‘Esquecidas’

Parece mentira, mas muitos candidatos esquecem e são desatentos com as informações básicas. SIM, no seu currículo você precisa colocar o seu telefone de contato. É óbvio, mas já diziam os antigos: “o óbvio nasceu para ser dito”. Digitar corretamente o seu email de contato é outra coisa importante a se fazer, bem como o endereço e outras informações necessárias e úteis que devam constar no seu CV.

como fazer um curriculo perfeito

3) Displicência em Testes Online

Achar que o teste online não tem muito valor é um erro. Se participar de um teste estiver no processo de seleção, leve ele a sério, pois os recrutadores não tem tempo a perder e não proporiam uma coisa sem que ela fosse importante. Muitos candidatos não dão bola e acham que o teste online é besteira. NÃO É e muitos profissionais de recrutamento eliminam candidatos com pontuação baixa nos teste online. Uma dica: atenção ao horário do teste e opte por um lugar tranquilo que não te fará perder a concentração.

4) Erros na Entrevista por Skype

A maioria das empresas utiliza entrevistas por vídeo nos seus processos de contratação. Por exemplo: você mora em Santa Catarina, mas está se candidatando a uma vaga específica em São Paulo – provavelmente a empresa vai optar por te entrevistar via Skype ou de maneira online. É mais rápido e muito mais barato, portanto esteja preparado. Clique aqui e leia as dicas para ter sucesso em uma entrevista online.

5) Não conhecer a Empresa

Qual a área de atuação da empresa? Quais são seus maiores clientes? A história? Concorrentes? Como está o mercado onde ela atua? – parecem perguntas simples, mas muitos candidatos não se interessam por isso e são eliminados nos processos de seleção. Estude, pesquise, acesse o site da empresa, vá ao encontro das informações e se prepare, pois o mercado está acirrado e não está fácil encontrar um emprego. Não desperdice a oportunidade de passar uma boa imagem.