Linguagem corporal: 8 dicas para aumentar a sua persuasão

Como a linguagem corporal pode lhe ajudar
Foto: Reprodução Externallearning

O seu corpo fala, então aprenda a usá-lo a seu favor no mercado de trabalho.

Vender, vender e vender. Não, esse texto não é exclusivo para o vendedor literal, mas para todas as pessoas que estão no mercado de trabalho. Sim, por mais que você nunca tenha pensado nisso ou não queira admitir, você é um vendedor ou uma vendedora. Quer ver?! Imagine que você trabalha em uma agência de publicidade na área criativa. Recebe um job e precisa criar uma arte, uma campanha ou um conceito. Criou e precisa mostrar para o seu chefe ou para o seu cliente, pronto: você precisa VENDER. Sim, sua ideia é um produto muito valioso e as pessoas precisam comprá-la. Não só em uma agência, mas em qualquer setor de atuação no mercado de trabalho.

Bom, agora que você já descobriu (trate de aceitar isso logo – para o seu bem) que é um vendedor ou uma vendedora, que tal conhecer técnicas que podem lhe ajudar a fazer com que os outros comprem suas ideias?!

Confira abaixo oito dicas que podem ser fundamentais para o sucesso no seu dia a dia e no mercado de trabalho.

Cuidado com a Fala

O processo de comunicação tem vários aspectos, mas a fala é muito importante. Articular bem as palavras, falar num tom de voz que ajude as pessoas a conseguirem lhe entenderem, pronunciar corretamente as palavras, respirar, dar intervalos entre frases. Enfim, uma boa maneira de melhorar a sua fala é assistir vídeos de apresentadores, políticos e atores que você admira e perceber como eles se fazem entender.

como fazer um curriculo perfeito

Sorrir na Medida Certa

Convencer passa por conquistar. Se você quer convencer as pessoas da sua ideia, saiba que um sorriso na hora certa pode lhe abrir portas, além disso sorrir demonstra empatia, proximidade e quebra a sensação de ameaça. Porém, sorrir na hora certa não quer dizer sorrir sempre e muito menos o sem saber o momento de parar. Tudo tem limite.

Mostre a palma das mãos enquanto fala

Silvio SAntos
Foto: Reprodução Observatoriodatelevisao

Sabe o Silvio Santos?! Pois é, ele é o rei de mostrar a palma das mãos quando está falando e ele não faz isso à toa. Com esse gesto simples, o apresentador consegue convencer e persuadir sua audiência. Outra técnica utilizada pelo dono do SBT é o de colar os cotovelos ao corpo, na altura das costelas, como se fosse abraçar alguém. Essa forma de linguagem corporal transmite sinceridade, segurança e o torna credível.

Os olhos

Quando você está no trabalho, é aconselhável usar o conhecido “olhar profissional”, ou seja, aquele olhar em que você olha para o interlocutor na região da testa. Essa técnica passa seriedade e profissionalismo, porém é interessante também usar o “olhar afetivo”, aquele onde olhamos para os olhos e a boca do outro. Erguer as sobrancelhas e arregalar, sutilmente, os olhos enquanto o outro fala ajudam a transmitir interesse e mostram que você se importa com o que está ouvindo.

Gestos de Ensino

Sabe aquela contagem com os dedos?! Como o seu professor fazia em sala de aula quando enumerava algum fato ou acontecimento, então, essa forma de linguagem corporal auxilia na busca pela atenção.

Pausas na Fala

Aquele “hummmm” ou o “ééééé” te prejudicam muito. Pausas longas na fala e utilização dessas muletas vocais tiram a sua credibilidade. Tente intercalar as pausas vocais com gestos, sorrisos e outras formas de comunicação.

Espelhamento

Repita, discretamente, o que interlocutor está fazendo. Sim, como se estivesse em frente a um espelho, faça os movimentos que ele faz. Isso aproxima você dele e pode trazer bons resultados na negociação.

Evite balançar a cabeça negativamente enquanto ouve

Quando alguém estiver falando, não fique fazendo movimento de “não” com a cabeça. Isso desconcentra e pega muito mal. Por mais que você não esteja concordando com aquilo, espere a sua vez de falar e argumente, mas não repita esse movimento.

Vagas de Emprego pelo Mundo

MasterCard tem dezenas de vagas abertas pelo mundo. Clique aqui para conhecer as oportunidades.

Cidade alemã de Frankfurt tem mais de 35 mil vagas abertas. Clique aqui e saiba como se candidatar.