8 perguntas e respostas ideais em uma entrevista de emprego

O que responder em uma entrevista de emprego
Foto: Reprodução Mulher

Se você está em busca de emprego, saiba como ir bem durante a entrevista.

A entrevista de emprego é o momento decisivo na hora da contratação. Se você conseguiu chegar até essa etapa, é porque suas chances são grandes de contratação. É importante que você esteja preparado, calmo e saiba o que responder ao recrutador. Confira 8 perguntas dos recrutadores que selecionamos para você treinar suas respostas.

1) Conseguiu achar a empresa facilmente?

Normalmente o recrutador fará uma pergunta desse nível para quebrar o gelo e começar a conversa. Responda sempre positivamente, nunca fale dos problemas que teve, do trânsito, e de coisas negativas. Responda sempre coisas boas e positivas. Você pode elogiar o bairro, a região, por exemplo.

2) Você se considera uma pessoa competitiva?

curta-fanpageVocê deve responder que sim. Para as empresas é muito importante uma pessoa dinâmica e que goste de desafios, que queira crescer. Pessoas sem ambição fazem tudo sempre igual e não tem ideias inovadoras. Afirme que a competição é algo natural para pra você e algo extremamente saudável. Não diga que você quer vencer sempre, mas que dá o melhor de si para que isso aconteça.

3) Quais são suas maiores qualidades?

Essa é uma pergunta muito tradicional e que você deve treinar antes. Escreva em um papel pelo menos cinco qualidades suas antes da entrevista de emprego. Aproveite para vender seu peixe nessa pergunta, faça seu Marketing pessoal. Exemplos: facilidade em se relacionar com as pessoas, espírito de equipe, comprometimento, etc.

4) Quais são seus maiores defeitos?

Cuide bastante nessa resposta. Nunca diga desorganizado, atrapalhado, coisas muito negativas para as empresas. Responda algo como: sou muito perfeccionista, muito exigente comigo mesmo, muito detalhista.

5) Me fale um pouco sobre você

Fale sobre sua trajetória profissional, evite falar muito sobre hobbies ou família. Fale sobre o que já atingiu, quais metas alcançou. Como definiu o seu curso de graduação, o que gosta de fazer, descreva os pontos mais importantes da sua vida.

banner-curriculo

6) Você se considera um líder?

A sua resposta deve ser sim. Conte sobre momentos profissionais ou acadêmicos em que você exerceu o posto de liderança. Fale algum exemplo concreto, um simples “sim”, fica vago.

7) Você tem disponibilidade para viagens de trabalho?

Responda que sim, que tem disponibilidade. Que gosta de novos ambientes, que é um desafio e que está preparado para dizer “sim”. Os detalhes mais concretos podem ser vistos depois da sua contratação.

8) O que te motiva de verdade?

Conte sobre seus últimos desafios profissionais e como isso te motivou para alcançar seus objetivos. Exemplo: vontade de crescer, de ser líder, seu plano de vida.

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos que estão em busca de emprego.

Mais dicas para ser contrato

Como se vestir em uma entrevista de emprego

10 coisas que não devem ser ditas em uma entrevista de emprego

5 coisas que fazem o recrutador descartar o candidato ‘de primeira’

Entrevista de emprego: as perguntas mais difíceis na Apple