Erros e atitudes que lhe fazem reprovar em concursos públicos

Erros que podem lhe fazer reprovar em um concurso publico
Foto: Reprodução Cearaagora

A vida de quem presta concursos não é fácil, mas alguns erros e atitudes conseguem piorá-la ainda mais.

Seja para buscar estabilidade, seja por vocação ou para realizar um sonho, se preparar para prestar um concurso público não é fácil. Exige dedicação, estudos, foco, paciência, fé e coração forte para lidar com a ansiedade que corre solta nas veias. Pensando nisso, preparamos uma lista de erros e atitudes que podem lhe fazer reprovar em um concurso público e que, portanto, você deve evitar.





Erros mais Comuns

Desatenção em Relação ao Edital

Leia o edital, releia o edital e para ter certeza, leia mais uma vez. Preste atenção no que está escrito nele, tome nota, faça uma análise pormenorizada como se fosse um contrato. É muito comum que a desatenção ao que está escrito no edital leve bons candidatos ao fracasso e eliminação. Importante também é ter atenção aos profissionais que fazem parte da banca de avaliação e tentar entender o que as bancas esperam de você. No caso de concursos na área do direito, por exemplo, é necessário perceber se os avaliadores querem estritamente o texto da lei, ou querem autores específicos ou até mesmo o ponto de vista de algum tribunal.

Quem conhece o que o comitê de avaliação quer, tem mais chances de adequação e orientação nos estudos para realizar uma excelente prova.

Falta de Disciplina para Estudar

Você precisa organizar e planejar a sua preparação e os seus estudos. Criar método e ter disciplina, são dois aspectos importantes ao candidato de sucesso. Não separe tópicos por semana, isso não funciona. O ideal é montar um planejamento diário e semanal dos estudos, colocar duas matérias completamente diferente em um mesmo dia é uma dica. Além de deixar as sessões menos pesadas e curta-fanpagecansativas, é uma tática que funciona. Lembra do ensino médio e da distribuição que a sua escola fazia das disciplinas?! Então, tente seguir o mesmo esquema. Ou você aprendia tudo de química de uma única vez?! Não né.

Outra maneira de pensar e organizar os estudos, é imaginar uma academia de ginástica. Você vai para a musculação (estudos) e não levanta 100kg de primeira no supino certo?! Então não queira saber tudo de primeira quando for estudar. Comece de leve para não se lesionar e não desanimar.

Exercícios

Somente ler os materiais e apostilas não é o suficiente. Busque provas anteriores e tente resolvê-las, faça testes e simulados, coloque um relógio e cronometre a realização da prova e, claro, não consulte o material quando for resolver uma prova antiga.

Outra coisa importante a ser feita é o fichamento de livros e matérias. Faça seus resumos, crie o seu método de aprendizado e assimilação da informação, pois no futuro você terá mais segurança no conteúdo e só de pegar o fichamento do livro ou o resumo já refresca a sua memória.

*Dica: pesquisas de universidades mundialmente reconhecidas mostram que quando um estudante escreve à mão os seus resumos e estudos, tende a memorizá-los com mais facilidade do que quando usa um computador ou meio digital.

Materiais Confiáveis

Tenha especial atenção a qualidade do material que você está utilizando para estudar. Seja os sites que você anda acessando, as apostilas que está tendo acesso ou até os livros que lhe chegam. É preciso estar atento a atualização do material (caso do direito por exemplo) e participar de fóruns na internet com aquele pé atrás, pois neles é possível encontrar gente boa e ruim e os ruins espalham boatos e conseguem colocar medo em você.

banner-curriculo

Controle suas Emoções

Quando a hora H chegar, suas emoções precisam lhe ajudar. Durante o processo de preparação a emoção também conta, pois pode lhe motivar ou fazer desanimar, mas na hora da prova ela pode ser decisiva. Se você tiver controle pode ser aprovado e em caso de descontrole colocar tudo a perder. Saiba que o medo, a insegurança e a possibilidade de não ser aprovado estarão ali com você, mas tente pensar na sua preparação e manter a calma.

O medo prejudica, mas o excesso de confiança também pode dar cabo dos seus planos e futuro. Tente encontrar o meio termo, a metade do caminho, o ponto de equilíbrio. Não seja tomado pelo medo e não confie demais. Seja realista, isso pode lhe ajudar.

Vagas de emprego e concursos

Concursos públicos com inscrições abertas em agosto. Conheça quais são

eBay está com vagas abertas em diversos países do mundo. Conheça as oportunidades

Vagas para profissionais de TI em Portugal. Leia a notícia completa