Sinais de que você corre o risco de ser demitido

Saiba como identificar os sinais de que voce vai ser demitido
Foto: Reprodução Papodeemprego

Você acha que a sua batata está assando na empresa? Então saiba como ter certeza disso.

Que o Brasil e o mundo não estão muito bem na questão econômica não é novidade para ninguém e isso possui reflexo direto na vida de todo mundo. Muitas empresas estão fechando ou diminuindo o quadro de funcionários e, com isso, pessoas estão ficando desempregadas e compreendendo, na prática, o que a crise significa.





Clima de Incertezas

O clima de incertezas está por toda a parte e quando as demissões começam se instala o pavor. Imagina que você vê o seu colega de escritório, que senta ao seu lado, sendo chamado para uma conversa com o chefe de vocês. Na volta, ele começa a arrumar as coisas e a se despedir. Sim, ele foi demitido. Na hora você começa a achar que será o próximo e os fatores emocionais são outros efeitos da recessão.

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou uma pesquisa recente onde aponta que o medocurta-fanpage de ficar desempregado nunca foi tão alto no Brasil. Em junho de 2016 o índice bateu recorde desde que começou a ser medido ainda em 1999. Clique para acessar o site da CNI e consultar.

Vendo Fantasmas

Claro que ao perceber que seus colegas estão sendo demitidos, há uma sensação de medo e temor. A pergunta e a dúvida se você será o próximo são naturais, mas não se desespere e não dê corda para fofocas e medos. Tente olhar a sua volta, pois todos os empregadores emitem sinais claros de que estão insatisfeitos e que podem lhe demitir.

Percebendo Sinais

Não é porque o seu chefe estava distraído num dia e não lhe cumprimentou que ele quer lhe demitir. Tenha cuidado e separe situações imaginárias de situações reais. Tente descobrir como está a saúde financeira da empresa que você trabalha, com que frequência estão ocorrendo as demissões, se são pontuais ou se departamentos inteiros estão sendo fechados, se as pessoas que estão sendo desligadas não tinham desempenhos ruins e serviram para ajudar a enxugar as despesas. Não é tão difícil de perceber isso e uma boa alternativa é se colocar no lugar dos donos do negócio. Se você fosse o dono da empresa onde trabalha, você se demitiria?

grupo-FBCortes sem Resultados

Alguém que já demitiu ou foi demitido certamente já ouviu ou falou a expressão “cortar na própria carne”. Cortes são prejudiciais no quesito humano, mas podem ser a solução para problemas de fluxo de caixa, de falta de entrada de recursos e de custos muito altos. Porém, tente perceber se a demissão de seus colegas de trabalho está trazendo fôlego para a empresa. É natural que com a diminuição do custo, haja uma melhora nos resultados da companhia.

Avaliações e Feedbacks Negativos

É normal receber críticas, principalmente se elas forem para melhorar o seu desempenho, mas fique atento a frequência com que você recebe avaliações negativas. Com a crise, há uma notável diminuição na paciência dos gestores com profissionais que estão desempenhando mal o seu papel na organização.

banner-curriculo

Para Ter Certeza

Dizem por aí que a única certeza que temos é que um dia vamos morrer, mas a maioria das empresas emite sinais muito claros quando pretende demitir um colaborador. Em alguns casos os sinais não são tão claros, mas em grande parte podem ser percebidos até pelos mais desatentos.

Se tem crise, tem mais trabalho. Isso acontece porque muitos funcionários estão sendo demitidos e há uma crescente necessidade de redistribuição de tarefas pelos que ficam. Então se você começar a não ser chamado para reuniões em que sempre esteve, não está sendo atualizado ou informado dos novos projetos da empresa, seus superiores estão indo falar diretamente com seus subordinados e o seu dia está com horas sobrando, é o momento de ligar o alerta.

Preste atenção a esses sinais e se isso está acontecendo com você, pode começar a se preocupar.

banner-onde-os-fracos-nao-tem-vez

É Possível Reverter?

Se a decisão sobre sua demissão ainda não chegou até você, é possível tentar reverter. Tente ter uma conversa franca com seu chefe ou com os donos da empresa sobre o seu futuro. No pior dos casos você será demitido, no melhor dos casos poderá ser tranquilizado e até mesmo planejar o seu futuro.

Tirando Proveito da Demissão

Ok, ser demitido é muito ruim, mas você pode tirar proveito disso. Pode fazer uma importante análise da sua vida e trajetória profissional, pode reinvestir em qualificação, pode reavaliar escolhas e até considerar novas empresas, cidades e países onde trabalhar.

Vagas de emprego pelo mundo

Tetra Pak está contratando em diversos países. Saiba mais.

Há vagas: Porsche está contratando centenas de profissionais. Conheça as oportunidades.

Emprego na Austrália: Sydney tem oportunidades abertas. Saiba como se candidatar.