Como fazer seu planejamento financeiro para 2017

Planejamento financeiro 2017
Foto: Amaral Consultoria

Para realizar seus sonhos, a palavra de ordem é planejamento.

Ninguém gosta de começar o ano preocupado, por isso é preciso planejar seu ano e fazer seu controle financeiro pessoal. Para realizar seus sonhos em 2017, o ideal é saber onde está indo seu dinheiro e onde pode economizar. Confira abaixo algumas dicas para tomar as rédeas da vida financeira e sobrar dinheiro para suas próximas férias.





1) Pagando as dívidas

O primeiro passo para ter uma vida financeira mais tranquila, é fazer alguns sacrifícios e quitar as dívidas. O ideal é guardar o dinheiro do 13º salário para renegociar suas dívidas e não fazer novas. Evite gastar dinheiro com coisas que você não precisa e sempre se pergunte, se você vai usar tal objeto/produto. Não custa nada ficar alguns meses sem comprar novas roupas, sapatos, bolsas ou eletrônicos. O sacrifício vai valer a pena a longo prazo. Guarde todo dinheiro extra que ganhar e ligue para renegociar suas dívidas, com dinheiro à vista, você conseguirá um bom desconto.

2) Controle financeirocurta-fanpage

O segundo passo e um dos mais importantes é ter uma planilha com seus gastos e despesas fixas. Faça uma tabela no Excel e anote tudo que gastar, tudo mesmo. Até mesmo aquele cafézinho. Dessa forma, ao longo dos meses, você saberá onde está gastando demais e saberá onde cortar. Para uma tabela mais completa, separe as despesas em Lazer, Alimentação, Moradia, Saúde, Educação e crie também um espaço para Sonhos/Planos. Tente guardar pelo menos 10% do seu salário para você realizar aquela viagem ou para ter um dinheiro guardado para sua segurança.

3) Diminuindo gastos

Um objetivo para 2017 é economizar. Veja onde pode cortar os gastos e diminuir suas despesas fixas. Troque as lâmpadas da sua casa para as mais econômicas, mantenha as luzes apagadas, evite ligar a máquina de lavar com poucas roupas, ligue o ferro de passar apenas um dia por semana, reinvente novos pratos com a comida que sobrou do almoço, faça mais refeições em casa e analise todos seus gastos mensais. Sempre é possível enxugar alguma coisa.

4) Criando Metas

Crie uma meta e um objetivo para economizar em 2017, para quitar suas dívidas, fazer aquela viagem ou realizar algum sonho. Com metas definidas fica mais fácil trabalhar. Acredite que é possível, envolva a família nos planos e faça todos participarem da economia. No final do ano, vai valer a pena!

Leia também

As 10 carreiras mais promissoras em 2017

As profissões com maior aumento de salário em 2016

Conheça as 5 cidades com melhores perspectivas de emprego para 2017 no Brasil