Conheça os empregos que serão substituídos por robôs na próxima década

Saiba quais sao os empregos que serao substituidos por robos
Foto: Reprodução Wonderful Engineering

Se você está pensando em mudar de carreira, veja quais deve evitar.

A tecnologia, cada vez mais avançada, está fazendo com que o mercado de trabalho passe por mudanças importantes. É fato que algumas profissões estão em risco de extinção por conta da substituição de pessoas por robôs ou máquinas que fazem o mesmo trabalho de maneira mais rápida e barata. Lutar contra isso é perder tempo, pois se os avanços não podem ser impedidos, o jeito é se preparar e tentar encontrar uma carreira que caminhe em paralelo com o futuro.





Veja quais são os 10 empregos que serão substituídos por robôs na próxima década:

10) Operador de Call Center

Se você está trabalhando como atendente de call center, saiba que existe uma forte tendência de que a sua profissão seja extinta nos próximos 10 anos. Isso acontece por conta do uso intensivo de secretárias eletrônicas e atendimentos automatizados, dessa forma, dispensando o uso de seres humanos na execução deste árduo e penoso trabalho.

9) Carteiros

Os nobres carteiros, inimigos mortais dos cachorros, estão com os dias contados. Infelizmente muito em breve as correspondências e encomendas serão entregues por drones ou robôs. Não acredita? Então assista o vídeo abaixo e veja o que a UPS está “testando”:

8) Lenhadores

Os lenhadores também estão com os dias contados e isso está acontecendo por conta da tecnologia. Ora, se existem máquinas que executam o trabalho de 100 lenhadores, é meio que previsível que esta profissão esteja prestes a desaparecer.grupo-novo-facebook

7) Caixa de Supermercado

Em muitos supermercados do Japão e de países da Europa, os caixas de supermercado estão, aos poucos, sendo substituídos por máquinas. Isso não acontece somente nos supermercados, mas em grandes lojas como o Ikea, onde os próprios clientes passam as compras no leitor óptico e fazem o pagamento. Isso tudo sem intervenção de ninguém.

Leia também: 5 passos para ter um excelente currículo no LinkedIn.

6) Motoristas

Grandes multinacionais como o Google estão investindo pesado em carros autônomos. Tal investimento é justificado, pois com cada vez mais cidades apostando alto em se tornarem aglomerados humanos inteligentes, pensar no meio de transporte das pessoas é essencial. Certo ou errado, polêmico ou não, o fato é que os motoristas tendem a desaparecer nos próximos anos.

5) Contadores

O alto investimento de governos e empresas em programas de controle financeiro está fazendo com o horizonte dos contadores por formação esteja desaparecendo. Obviamente que não será de uma hora para outra, nem do dia para a noite, mas a tendência num futuro próximo é que estes profissionais sejam substituídos por robôs e máquinas que executem suas tarefas.

Conheça as 10 melhores multinacionais da América Latina para se trabalhar.

4) Cirurgiões

Você deve estar pensando: até os médicos cirurgiões serão substituídos por máquinas?! – a resposta é sim. Muito em breve a profissão de cirurgião se tornará obsoleta. Claro que é necessário pensar que para isso os mais diversos países tenham acesso a tecnologia, o que sabemos não acontece tão facilmente. Assista o vídeo abaixo e veja do que os robôs são capazes:

3) Chefs de Cozinha e Garçons

Custo, custo… tudo é custo. Se tudo é custo, ter chefs de cozinha excelentes e garçons altamente treinados custa muito dinheiro para qualquer restaurante. Os tablets já podem ser vistos em diversos restaurantes onde os atendentes já não existem, mas com a tecnologia caminhando a passos largos, logo a cozinha será lugar de robôs.

2) Trabalhadores de Fábricas

Na indústria automobilística as máquinas já realizam o trabalho de montagem de veículos há bastante tempo. Em outras áreas os robôs ganham espaço ano após ano e, com isso, há uma tendência de que os trabalhadores de fábricas comecem a desaparecer nos próximos anos.

1) Agricultores

A agricultura já caminha lá na frente em relação a sua automação por máquinas e computadores. É só perceber que a grande maioria das populações vivem nas grandes cidades e não mais no campo e, mesmo assim, com cada vez mais pessoas no mundo, a produção agrícola só aumenta. Isso é resultado de investimentos bilionários em sistemas e equipamentos que substituem as mãos humanas. Veja o vídeo abaixo e imagine a aplicação do equipamento que aparece em grandes fazendas (é de impressionar):

Resumo da História

As máquinas já fazem parte do dia a dia das pessoas em todo o mundo. É lógico que muitas ainda estão em fase de testes e outras tantas já atuam em diversos trabalhos. A lista que trouxemos ilustra algumas profissões, empregos e carreiras que estão em vias de serem extintas. Caberá ao futuro nos dizer se a profecia se realiza ou não.

Tomara que as máquinas jamais se comportem como está aí embaixo!

banner-facebook-newsletter