Como trabalhar na Dinamarca

Morar na Dinamarca
Foto: Slavian Tours

Tudo que você precisa saber para morar e trabalhar no país nórdico.

A Dinamarca é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Muitas pessoas sonham em morar na Dinamarca e ter a experiência de viver em um país nórdico. Com apenas 6 milhões de habitantes, o país europeu faz fronteira com Alemanha e com a Suécia e tem 9% da sua população vinda do exterior. A economia do país é capitalista e é o país com o menor índice de desigualdade social do mundo.





Trabalho na Dinamarca

Para trabalhar na Dinamarca é preciso falar inglês fluente e querer aprender a língua dinamarquesa. Mudar para um dos países mais felizes do mundo vão te exigir dedicação e estudo. Mas lembre-se de toda a qualidade de vida que você terá em troca. É possível sim, conseguir um emprego online, para isso é preciso ter um currículo bem completo no Linkedin (em inglês) e enviar sua candidatura online através da plataforma profissional ou então pelos sites de busca de emprego na Dinamarca: Jobs in Copenhagen, Work in Denmark, Monster, Job Up, Career in Denmark e Saxo Bank.

Veja a lista dos países mais felizes do mundo em 2017

O ideal é conseguir um emprego antes de ir para a Dinamarca. Se você for pessoalmente nas entrevistas, opte por cores sérias e sóbrias (como o preto, o cinza e o azul marinho). Sempre aceite o café ou chá oferecido e chegue com 10 minutos de antecedência. Os dinamarqueses tem a fama de serem muito pontuais.

Dicas para entrevista de emprego online

Dicas para o mercado de trabalho

Na Dinamarca assim como na maioria dos países, os contatos são muito importantes, então se preocupe em fazer amigos, ser simpático com as pessoas da vizinhança, da padaria, da academia e tenha tempo para jogar conversa fora. Os dinamarqueses também valorizam muito o trabalho voluntário. Comece a ajudar alguma instituição e leve o trabalho voluntário a sério, cumpra os horários e esteja envolvido.

Outra dica importante para trabalhar no exterior é não ter vergonha de descer de patamar e começar de baixo. Como na Dinamarca há menos desigualdade social, um trabalhador de supermercado ou um eletricista ganha quase como um engenheiro ou até mesmo um deputado.

Salário na Dinamarca

Os salários são muito altos na Dinamarca (principalmente para profissionais qualificados), entretanto o país possui as maiores taxas de impostos da União Europeia. Os descontos nos salários podem variar de 36% a 80%. Por exemplo, um engenheiro ganha em média € 5 mil euros por mês, mas 50% são impostos que irão para o governo. Em contrapartida, a saúde e a educação na Dinamarca são totalmente gratuitos, os transportes públicos funcionam, assim como toda a infraestrutura do país.

Veja também: os salários mínimos mais altos da Europa

Visto

Para morar na Dinamarca é necessário solicitar um visto de residência. Para isso é necessário ser estudante, conseguir um emprego remunerado no país ou ter um negócio próprio. Para viajar como turista não é necessário visto por 90 dias (apenas seguro de viagem e recursos financeiros para se manter no país). Além dessas opções ainda existe a opção de imigrar para a Dinamarca através da imigração familiar ou com um trabalho de Au Pair (babá).

Língua

A língua oficial na Dinamarca é a dinamarquesa.

Vantagens de morar na Dinamarca

Entre as vantagens de se morar na Dinamarca estão a qualidade de vida, a confiança nas pessoas (é o mais menos corrupto mundo), os altos salários, estar na Europa e poder viajar pelo continente, a infraestrutura e o altíssimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Desvantagens

A língua pode ser um empecilho no início (até você dominar o idioma), a dificuldade de fazer amigos quando se muda de país, o custo de vida alto e algumas leis que não favorecem quem é imigrante.