Novo ranking das melhores universidades do mundo

Novo ranking com as melhores universidades do mundo
Foto: Reprodução JLM Mechanical and Electrical

Conheça quais são as 10 melhores universidades do mundo.

Todos os anos, a Quacquarelli Symonds (QS), uma empresa inglesa especializada em educação no exterior, publica um ranking com a lista das melhores universidades do mundo. A lista referente ao ano de 2018 foi divulgada hoje, 08 de junho, e traz algumas mudanças. Confira abaixo a lista com as 10 melhores universidades do mundo.





10 melhores universidades do mundo

10º – ETH Zurich – Swiss Federal Institute of Technology

Com quase 20 mil aluno, a instituição de ensino da Suíça fica em Zurique e foi fundada em 1855 e é a mais bem posicionada universidade na Europa continental. Em 2016 ocupou a nona posição do ranking, em 2017 melhorou e chegou na oitava posição e em 2018 figura na décima colocação.

9º – University of Chicago

A Universidade de Chicago foi fundada em 1890 e em seu campus possui mais de 140 centros de pesquisa. Com muitos alunos tendo se destacado no mundo acadêmico e corporativo, tem 13 ex-alunos formados na instituição que são bilionários  e figuram em listas e rankings como o da Revista Forbes. Em 2016 e 2017 a UChicago ocupou a décima posição do ranking, mas em 2018 aparece na nona colocação.grupo-novo-facebook

8º – Imperial College London

A instituição inglesa de ensino aparece na oitava posição do ranking das melhores universidades do mundo e foi pioneira na pesquisa da penicilina, da holografia e da fibra óptica. Os pesquisadores do Imperial College London trabalham em diversas disciplinas para melhorar a saúde global, enfrentar as mudanças climáticas, desenvolver tecnologia energética sustentável e enfrentar os desafios de segurança. Em 2016 a universidade ocupava a oitava posição, em 2017 foi para a nona colocação e agora volta para o time das oito melhores universidades do mundo.

7º – UCL (University College London)

Considerada uma das maiores universidades multidisciplinares do mundo, a UCL tem uma reputação reputação internacional de impressionar. Com 29 prêmios Nobel, a instituição de ensino inglesa é líder mundial e abriga centros de excelência pedagógica em assuntos de medicina para línguas, lei em engenharia e história para astrofísica. Em 2016, 2017 e 2018 a UCL ocupou e continua na sétima posição do ranking das melhores universidades do mundo.

6º – University of Oxford

A Universidade de Oxford, com sede no Reino Unido, possui uma das maiores e melhores notas em pesquisa, ensino e inovação. A instituição de ensino também é a oitava do mundo em empregabilidade. É também considerada a melhor universidade do mundo em língua inglesa e literatura, geografia, arqueologia, anatomia e fisiologia, artes e humanidades. Desde 2016 ocupa a sexta posição do ranking.

Leia também: Estude inglês e trabalhe no exterior.

5º – University of Cambridge

A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209 e uma história impressionante. Para se ter uma ideia, foi na instituição de ensino inglesa que estudou Sir Isaac Newton, o físico britânico que descobriu a gravidade, o matemático Stephen Hawking entre outros. Apesar de ainda figurar entre as cinco melhores universidades do mundo, em 2016 a Universidade de Cambridge ocupava a terceira posição do ranking, em 2017 foi para a quarta posição e em 2018 ocupa a quinta colocação.

4º – California Institute of Technology (Caltech)

Com sede em Pasadena, na Califórnia, o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) ocupa a quarta colocação no novo ranking das melhores universidades do mundo. A instituição é muito forte em engenharia química, ciências biológicas, química, ciências da terra e do mar, física e astronomia, e as ciências naturais. A Caltech ocupou a quinta posição em 2016 e 2017 e agora, para 2018, está na quarta colocação.

3º – Harvard University

A Universidade de Harvard é instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos e a terceira melhor universidade do mundo. Em duas áreas a instituição de ensino americana se destaca, são elas: Ciências da Vida e Medicina e Ciências Sociais e Gestão. Entre seus ex-alunos notáveis estão Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o fundador da Microsoft, Bill Gates. Em 2016 a Universidade de Harvard era a segunda melhor universidade do mundo, em 2017 apareceu na terceira posição, assim como no ranking para 2018.

2º – Stanford University

A segunda melhor universidade do mundo fica no Vale do Silício, na Califórnia. Com pesquisas relevantes em áreas como arte e humanidades, engenharia e tecnologia, ciências da vida e medicina, ciências sociais e gestão e ciências naturais, a Universidade de Stanford foi frequentada por grandes notáveis como: Elon Musk (Tesla) e o ex-presidente americano John Kennedy.

1º – Massachusetts Institute of Technology (MIT)

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foi fundado em 1861 e é, novamente, considerada a melhor universidade do mundo de acordo com o QS World University Rankings. A instituição de ensino americana obteve a pontuação máxima em todas as categorias, incluindo pesquisa, empregabilidade, ensino, instalações, internacionalização, inovação, critérios de especialista e inclusão. O MIT é a melhor universidade do mundo em diversos assuntos e ciências como arquitetura, linguística, informática e sistemas de informação, engenharia e tecnologia, química, matemática e economia.

banner-facebook-newsletter

Universidades Brasileiras

A USP (Universidade de São Paulo) ocupa a 121ª posição, uma a menos em relação ao ranking relativo a 2017. A Unicamp é a segunda melhor universidade brasileira e ocupa a 182ª posição do ranking. Outra universidade brasileira que figura no ranking é a UFRJ (311ª posição), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) que fica entre a 490ª e 500ª colocação.

Universidades Portuguesas

Entre as Universidades de Portugal a melhor colocada no novo ranking das melhores universidades do mundo é a Universidade do Porto (301ª posição). Já a Universidade de Lisboa aparece na 305ª colocação, a Universidade Nova de Lisboa na 361ª posição. Aparecem também a Universidade de Coimbra (401 e 410ª colocação), Universidade de Aveiro (501 – 550ª posição), Universidade Católica Portuguesa (651 – 700ª) e a Universidade do Minho (651 – 700ª).

Se tem filhos e está de mudança para Portugal, saiba como fazer a  transferência escolar das crianças.

Se você quiser acessar o QS World University Ranking, você pode acessar o site da Quacquarelli Symonds.