5 dicas para conseguir um emprego no exterior

Como trabalhar no exterior
Foto: Pixabay

Descubra como planejar sua carreira para trabalhar no exterior.

Morar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. A vontade de conseguir em um emprego no exterior é grande, mas muitas pessoas não sabem por onde começar. Hoje vamos te dar algumas dicas de como planejar sua carreira e traçar uma meta para trabalhar no exterior.





1) Formação

O primeiro passo para quem quer conseguir uma oportunidade de emprego no exterior é buscar formação acadêmica. Se especialize em uma área, faça cursos, formações, participe de congressos e eventos. Esteja atendo as mudanças do mercado, em como o mercado de comporta, quais as tendências para o futuro.

Veja também: 6 passos para conseguir morar no exterior

2) Línguas

O domínio de outros idiomas é fundamental para morar no exterior. O quanto mais cedo você começar a estudar, melhor. Durante a infância é a melhor fase para guardar o que aprendemos. Por isso, comece a estudar o quanto antes, se dedique, leia livros na outra língua, assista filmes ou séries com legendas no outro idioma, ouça músicas. Não tenha vergonha de falar, de engatar uma conversa com alguém nativo, o treino é a melhor forma de dominar um idioma.

3) Linkedin

O Linkedin é uma importante ferramenta profissional que você deve deixar sempre atualizada. Disponibilize seu currículo em outros idiomas, deixe-o bem completo, com uma foto profissional, adicione amigos que fizeram faculdade com você, colegas de trabalho, fornecedores e contatos. Além disso, siga as empresas que você gostaria de trabalhar, veja o que elas estão fazendo, como são os processos seletivos, que vagas estão abrindo e onde há mais oportunidades.

Muitas vezes, podemos estar andando para uma área pouco valorizada ou em declínio, por isso é importante ficar atento ao mercado, aos novos cargos, perfis e a demanda das empresas.

10 dicas para mudar de país e morar no exterior

4) Networking

O networking é fundamental para o mercado de trabalho. Ter uma rede de relacionamentos e ser um profissional reconhecido pode te abrir portas para o mercado internacional. Ter contatos é fundamental, mas não se esqueça que o sucesso na sua carreira só depende de você, vá atrás do que almeja, crie uma meta, busque formação e corra atrás dos seus sonhos.

5) Marketing pessoal

Aprenda a fazer seu Marketing pessoal. Mais do que fazer um bom trabalho, é preciso ter seu trabalho reconhecido. Busque se destacar dentro da empresa ou na sua área de atuação. Dê entrevistas, participe de congressos, escreva artigos para jornal. Quem é visto é lembrado. Cuide da sua imagem enquanto profissional e zele pela sua reputação.

Depois de tudo isso é preciso pesquisar os países com mais oportunidades de emprego na sua área. Busque informações sobre o visto e se candidate para as vagas abertas no exterior. Acredite em você e corra atrás dos seus sonhos!

Veja também: como trabalhar na Dinamarca