O currículo perfeito para quem tem pouca experiência

Como fazer curriculo
Foto: Pixabay

Saiba como fazer um currículo ideal se está começando no mercado de trabalho.

Quando chega a hora de procurar um emprego e você tem pouca (ou nenhuma) experiência profissional, precisa arranjar formas de mostrar que seu perfil é interessante para o recrutador. Mas como fazer a empresa querer te contratar se você ainda não possui experiência? Hoje vamos te dar dicas para montar seu currículo e deixá-lo atrativo para os recrutadores.





Como começar

Quando se tem entre 18 e 28 anos, muitas vezes, o jovem ainda não tem grandes experiências profissionais para contar no currículo. Entretanto, projetos pessoais também são valorizados pelos profissionais de recursos de humanos. Se você fez um intercâmbio fora do país, se faz ou fez um trabalho voluntário, se já desenvolveu algum projeto no seu bairro, escola, ou cidade, não hesite em colocar no seu currículo. 

4 dicas para seu currículo não ir para o spam

Valorize seus trabalhos esporádicos

Se você trabalhou durante as férias, na temporada de Natal, ou na loja/empresa de algum parente também vale a pena colocar no seu currículo. Isso mostra que você já tem alguma experiência e não gosta de ficar parado.

Capriche no voluntariado

Se você ainda não começou nenhum trabalho voluntário, saiba que é importante fazer. Além de se sentir útil e realizado, o trabalho voluntário agrega muito para seu primeiro emprego. Procure ONGs do seu bairro ou cidade e se mostre disponível para auxiliar.

Se tiver uma faculdade em período integral, escolha fazer atividades voluntárias nos finais de semana. Vale ajudar asilos, orfanatos, desenvolver campanhas para divulgação de ONGs que ajudem pessoas com câncer, autismo, síndrome de down, ONGs que promovam o bem-estar animal e promovam feiras de adoção, e assim por diante.

Procurando emprego? Confira 12 modelos de currículo para baixar

grupo-novo-facebook

Destaque sua trajetória acadêmica

Aproveite o período do ensino médio e graduação para participar de palestras, aulas, congressos e eventos. Assista as palestras e aproveite esses momentos acadêmicos. Além de fazerem bem para completar seu currículo, aprender com profissionais da sua área de atuação é extremamente engrandecedor.

Além disso, se você participa do Rotary, Lions, ou Junior Achievement também vale a pena colocar no seu perfil e descrever que atividades já desenvolveu.

Veja também: 5 passos para ter um excelente currículo no Linkedin

Outras línguas

Para quem está entrando no mercado de trabalho também é fundamental ter cursos de idiomas e intercâmbios culturais. Se tiver a possibilidade de estudar uma outra língua, o faça. Saber uma outra língua pode te abrir muitas portas no futuro.

Baixe um modelo de currículo ideal para quem tem pouca experiência e complete com seus dados pessoais.

Veja também: coach ensina como planejar seu início de carreira