Quer trabalhar no exterior? Conheça os países que falam português

Paises que falam portugues
Foto: Pixabay | Arte: Vagas pelo Mundo

Saiba onde é possível trabalhar falando a língua portuguesa.

Muitas pessoas sonham em trabalhar no exterior e terem uma carreira internacional. Porém, o domínio de outros idiomas muitas vezes pode ser uma barreira. A solução pode ser encontrar um país que tenha como idioma oficial a língua portuguesa. Mas você sabe quantos e quais países do mundo falam português?

Hoje vamos te contar quais são eles, para que você possa planejar uma carreira fora do país, ficar atento as vagas abertas e enviar seu currículo.





Países que falam português

  1. Brasil
  2. Portugal
  3. Moçambique
  4. Angola
  5. Guiné-Bissau
  6. Timor-Leste
  7. Guiné-Equatorial
  8. Cabo Verde
  9. São Tomé e Príncipe

O português é a quinta língua mais falada do mundo e mais de 260 milhões de pessoas ao redor do mundo a utilizam diariamente. A maior concentração de pessoas que falam português está no Brasil, com 205 milhões, seguido de Moçambique com 24 milhões, em terceiro Angola também com 24 milhões e em quarto, Portugal, com 10 milhões de habitantes falantes da língua portuguesa.

Veja também: Chicago tem dezenas de vagas para quem fala português

Além dos nove (9) países que tem o português como língua oficial, a região administrativa chinesa de Macau e o estado de Goa na Índia também utilizam a língua portuguesa como idioma. Veja 5 dicas de como conseguir trabalhar no exterior

Em cada país e região ainda existem sotaques e dialetos específicos da língua portuguesa. Em Portugal, a língua portuguesa é diferenciada pelo português e pelo português brasileiro. Já para Europa, a língua é diferenciada entre o português brasileiro e o português europeu.

Pode interessar: quase 2 mil vagas abertas para quem fala português no Reino Unido

Por que Macau fala português?

Macau é uma região administrativa especial da China e fala português porque foi colonizada e administrada por Portugal por mais de 400 anos, sendo a última colônia europeia no continente asiático. A região tem mais de 550 mil habitantes, entre chineses e estrangeiros de várias partes do mundo. Possui um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito elevado e um alto PIB per capita. Além disso, possui uma economia extremamente aberta e liberal.

Confira as vagas na Alemanha para quem fala português

PALOP

Você já ouviu falar em PALOP? A sigla significa Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, são eles: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e o mais recente Guiné Equatorial. Os países têm firmado acordos e protocolos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e também para a preservação da língua portuguesa.



  • suzanapastori

    Se nao fosse o frio eu ia pra Suica