10 sinais de que você será demitido

10 sinais de que voce sera demitido
Foto: Reprodução Profissional & Negócios

Conheça alguns indicadores que podem demonstrar que o seu emprego está por um fio.

Em tempos de crise, a grande preocupação dos trabalhadores é manter o seu emprego, mas também é importante se precaver e evitar a surpresa de uma demissão. Porém, mesmo que o seu emprego esteja por um fio, você não será demitido sem que o seu empregador dê alguns sinais de que isso está prestes a acontecer. Hoje conheceremos 10 sinais de que você será demitido, confira.





10 sinais de que você será demitido:

1º) Prazos e metas impossíveis

Você já deve ter percebido que os prazos e metas impossíveis demonstram duas coisas: a primeira é que a confiança da empresa e de seus líderes em você é tão grande, que eles podem lhe incutir de missões quase impossíveis, pois acreditam na sua capacidade. Porém, prazos e metas impossíveis também podem significar que seu chefe precisa encontrar bons motivos para lhe demitir e, com certeza, o não cumprimento de metas e prazos pode ser um prato cheio.

Leia também — Melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina em 2017.

2º) Piora na relação com o chefe

Se a sua relação com o seu chefe já foi mais próxima e, há algum tempo, vocês até ensaiaram uma amizade fora de trabalho porém isso tem mudado, fique atento. Geralmente existe uma deterioração nas relações entre chefe e subordinado nos tempos que antecedem a demissão. Então, se a sua relação com o seu chefe está ruim, prepare-se.

3º) Menos projetos para vocêgrupo-novo-facebook

Caso você tenha notado uma diminuição na quantidade de projetos que recebe, dê uma pesquisada com os seus colegas de trabalho e veja se isso tem ocorrido com eles também. Um dos 10 sinais de que você será demitido é o encaminhamento de projetos que, antes eram para você, e que agora são para os seus colegas de empresa. Certifique-se de que a diminuição nos projetos é só culpa da crise e nada mais.

4º) Diminuição das suas responsabilidades

Você liderava uma equipe com 10 pessoas, porém com o passar do tempo viu o seu time diminuir e seus subordinados serem destinados a outros líderes? Isso pode ser um sinal de que você será demitido e que o seu chefe pretende (e já está fazendo) fazer uma reestruturação no time da empresa.

5º) Chefe sufocando ou ignorando

O seu chefe não larga do seu pé?! — tenha muita atenção. Isso pode significar uma perda de confiança no trabalho que você realiza. Porém, nem 8 nem 80. Se o seu chefe está lhe ignorando, isso também não é bom. Nem pegajoso, nem descuidado. Um dos 10 sinais de que você será demitido está no gerenciamento da situação entre você e o seu chefe, pode acreditar.

Saiba mais — Descubra quais as informações mais valiosas do seu currículo.

6º) Corte em seus benefícios

Você sempre participava de congressos, feiras e eventos, porém isso acabou?! Além disso, você deixou de ter uma sala exclusiva e passou a dividir mesa com outros colaboradores?! ATENÇÃO. Geralmente o corte de benefícios é um passo a ser dado para a sua demissão e a lógica é simples. Você perde benefícios e, com isso, começa a ficar infeliz. Menos feliz, você produz menos e assim a bola de neve cresce até o momento da sua demissão.

7º) Pouco reconhecimento

Você fez e aconteceu, porém o seu chefe não consegue reconhecer seus feitos?! CUIDADO. Caso o seu líder esteja mais focado em lhe criticar do que elogiar, isso pode ser um indicador de que a relação de vocês não anda bem e o caminho para isso pode ser a demissão.

banner-venda-livro-vazado-1

8º) Deixar de ser chamado para reuniões

Caso você tenha deixado de ser chamado para reuniões que sempre participou ou até mesmo não tem recebido e-mails importantes, isso pode ser um dos 10 sinais de que você será demitido. A perda de confiança no seu trabalho e a desconfiança na sua capacidade estão fazendo com que os seus líderes estejam deixando você de lado.

9º) Sua opinião não importa

Os seus chefes estão tomando decisões que lhe afetam diretamente, porém não estão pedindo a sua opinião?! Isso também pode ser um sinal de que as coisas não andam bem. Acontece que cada sinal nas relações dentro da empresa devem ser encarados com maturidade e, caso você se sinta confortável, o melhor a fazer é perguntar e tentar entender o que está acontecendo.

Veja também — O currículo perfeito para quem tem pouca experiência.

10º) Você desconhece os acontecimentos corporativos importantes

A empresa em que você trabalha passou por uma grande fusão recentemente e você foi um dos últimos a saber?! Um grande gerente foi demitido e você nem sabia?! Se acontecimentos corporativos de grande impacto estejam acontecendo e você não fica sabendo, ligue o alerta. Caso você não faça mais parte dos planos da empresa, uma fusão pode significar que você deixou de ser importante e será demitido.

banner-facebook-newsletter

Como reverter?

Agora que você já conhece os 10 sinais de que você será demitido, a pergunta é: existe possibilidade de reverter isso?! — SIM, existe. Aposte no relacionamento e no jogo limpo. Se mostre disposto a mudar e a melhorar, se coloque à disposição e tente compreender o que fez você chegar nesse ponto da sua carreira e do seu emprego. Peça feedback de seus líderes, converse com seus pares, tente perceber o que os seus colegas de empresa mais reconhecidos fazem e siga o exemplo deles.

Porém, a canção já diz que “todo o carnaval tem o seu fim” e se você chegou no fim da linha na empresa onde está, aceite e tente deixar as portas abertas. Pense no futuro e evite o confronto, pois não vale a pena. Aprender com os seus erros agora pode significar uma guinada na sua carreira para melhor.