Como mudar de emprego e carreira em 2018

Mudar de emprego em 2018
Foto: Reprodução Pixabay

Coach dá dicas fundamentais para conseguir mudar de emprego ou profissão.

Com a virada do ano, chega a hora repensarmos a nossa vida e tudo aquilo não está nos fazendo bem. Criar metas e planos é fundamental para sabermos para que lado devemos seguir. Se você acredita que precisa mudar de emprego, profissão, carreira, ou até mesmo de país, essa matéria é pra você. O site Vagas pelo Mundo conversou com a coach Janete Bachmann e preparou dicas para que você possa mudar de emprego (ou de vida) em 2018.





Muitas pessoas andam acomodadas e infelizes em seu emprego, como é possível reverter esse quadro? O que é preciso para conseguir mudar?

Pesquisas recentes apontam que 56% das pessoas estão infelizes com seus empregos. Este número era maior em 2016, cerca de 72% dos entrevistados se consideravam insatisfeitos. A decisão de largar o emprego não é fácil, pois temos a Necessidade de Segurança (da pirâmide de Maslow) como uma âncora muito forte.

Quando a situação econômica do país não é favorável, as pessoas tendem a se segurarem no emprego, mesmo insatisfeitas. Muitas vezes, porque outros membros da família perdem o emprego e elas acabam sendo a principal fonte de renda, o que desencoraja a mudança.

Para mudar, é importante se planejar, fazer um inventário dos seus motivadores de carreira, identificar quais são seus valores, suas habilidades e áreas de interesse.

Por outro lado, há muitos relatos de pessoas que perderam o emprego (que já não gostavam) e se viram obrigadas a empreender, mudaram completamente de carreira e estão felizes, trabalhando com propósito e recebendo mais por isso.

Conheça as 30 empresas que mais patrocinam visto de trabalho para os Estados Unidos

Quais os sinais de que eu já não estou feliz no meu emprego?

Os  sinais de que você não está feliz no emprego são muitos, mas podemos considerar os principais:

  • Você já acorda indisposto, sem ânimo para enfrentar o dia;
  • Encara tudo como problema e não como desafio;
  • Seu desempenho começa a cair, tem dificuldade para se concentrar e não vê mais razões para fazer o que faz;
  • Sente como se estivesse fazendo “mais do mesmo”;
  • Quando você admite que só está fazendo por dinheiro, sente-se aviltado, muitas vezes envergonhado de si mesmo.

10 melhores empresas da Europa para se trabalhar

Criando resoluções e metas para 2018

Sêneca já dizia que não existe vento favorável para quem não sabe para onde deseja ir. Criar metas é importante para termos um norte e irmos “ajustando as velas”.

A virada do ano é sempre uma boa época para criar metas, seja na vida pessoal ou profissional, porque vemos iniciar um novo ciclo, o que nos encoraja a nos abrirmos a novas ideias e perspectivas.

banner-venda-livro-vazado-1

Planejando uma trajetória profissional

A coach Janete Bachmann explica que quanto mais planejarmos, maiores são as chances de conseguirmos os resultados desejados. Neste aspecto, o planejamento é primeiro passo, porém a execução desse plano deve ser acompanhada e revista constantemente. Se a meta for, por exemplo, ser gerente da área em que atuo, preciso identificar quais competências preciso desenvolver para chegar a este objetivo.

O QUE preciso estudar, ler, quais idiomas preciso falar etc. COMO vou fazer isso? Que RECURSOS vou precisar? Em quanto TEMPO? QUEM pode me ajudar? (Networking).

Janete de Amorim Bachmann
A coach Janete de Amorim Bachmann

Quando é hora de mudar radicalmente de função e mudar de área?

Nem sempre a melhor opção é mudar de empresa. É possível que você se identifique com os valores da empresa, sinta orgulho de pertencer, mas não está na área que gosta. E isso tem haver com perfil. Por exemplo, se o seu perfil for de contador e você estiver na área comercial (ou vice-versa), talvez você não esteja conseguindo entregar os resultados que gostaria e se sente desmotivado por isso. É comum acontecer situações análogas nas empresas. Neste caso, uma boa conversa com seu superior e com a área de Recursos Humanos pode ser de grande valia para você e para a empresa.

Por outro lado, quando você já não se vê mais na empresa, é hora de mudar. Oportunidades surgem para quem está constantemente alerta e em desenvolvimento, seja na empresa ou fora dela.

5 dicas para conseguir um emprego no exterior

O que depende do profissional e o que depende do mercado de trabalho/empresa para a realização pessoal e felicidade no trabalho?

A palavra “trabalho” deriva do latim e significa “tripalium”, um instrumento de tortura, portanto ainda há uma conotação negativa, de sofrimento. Mas já se sabe que é perfeitamente possível trabalhar com felicidade. Empresas bem sucedidas investem em um processo de gestão diferenciado, o que faz com que o engajamento de seus colaboradores aumente – assim como o desempenho de seu negócio.

Nós somos responsáveis pela construção da nossa carreira e nossa forma de encararmos o trabalho é que faz diferença na nossa felicidade.

Para que você consiga realizar a mudança de carreira ou emprego em 2018, a coach dá algumas dicas fundamentais:

  • Invista em autoconhecimento e educação continuada e você vai poder escolher melhor onde trabalhar e o que fazer;
  • Coloque valor em tudo que faz;
  • Trabalhe não só por dinheiro, mas por um propósito maior, um sonho;
  • Faça você mesmo, não espere dos outros!

Veja também: Dicas valiosas para se recolocar no mercado de trabalho



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social. É apaixonada por viagens, maternidade e rock gaúcho. Escrever é uma das suas maiores motivações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *