Trabalhar no exterior: descubra onde os brasileiros são mais valorizados

Carreira internacional
Foto: Deutsche Telekom

Em algumas áreas profissionais os brasileiros se destacam no exterior. Descubra quais são!

Trabalhar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, porém em algumas carreiras isso é bastante complicado e pode levar tempo. Acontece que, em outras áreas profissionais, cidadãos do Brasil são altamente valorizados justamente por possuírem qualidades que os diferenciam no mercado de trabalho e em carreiras no exterior.





Profissões valorizadas no exterior

Profissionais brasileiros que atuam no mercado financeiro são altamente valorizados no exterior. Com uma demanda alta e constante, os economistas, analistas e administradores de empresas que tenham experiência em comércio exterior, mercados globais e negócios com países emergentes saem na frente quando buscam por uma carreira internacional ou quando resolvem trabalhar no exterior.

Outras áreas valorizadasgrupo-novo-facebook

Além do mercado financeiro, existem outras áreas onde os profissionais brasileiros são valorizados no exterior. Os profissionais do Brasil que ganham muito destaque no exterior são os médicos, dentistas, fisioterapeutas, chefs de cozinha e os que possuem formação na área de TI, especialmente os engenheiros de computação e de sistemas. Isso significa que os profissionais dessas áreas que possuem alta qualificação e especialização, terão um caminho menos complicado quando optarem por uma carreira no exterior.

Países de destino

Entre os países onde os brasileiros são muito valorizados no exterior estão: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Suíça e Portugal. Países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), um bloco econômico formado por países considerados emergentes economicamente, também são bastante receptivos em relação aos profissionais brasileiros, porém os Estados Unidos e o Canadá são os que ocupam os primeiros lugares na lista de países que valorizam os profissionais brasileiros.

Leia mais: Conheça as 30 empresas que mais patrocinam visto de trabalho para os Estados Unidos

Política de ganha ganha

Para os países que valorizam e contratam os profissionais brasileiros, a ideia é ganhar duas vezes. E eles ganham ao contratar um profissional que já está “pronto”, ou seja, que não gerará custos e gastos no seu processo de formação e especialização, e também porque renova a população economicamente ativa e evita que o envelhecimento de seus cidadãos prejudique a economia e tenha consequências negativas em relação ao PIB (Produto Interno Bruto).

Veja também: As 20 melhores empresas de Portugal para se trabalhar

Então, pode-se dizer que, ao olhar para os profissionais brasileiros que pretendem conquistar uma carreira no exterior, existe o “ganha ganha ganha”, pois eles poderão realizar o sonho de viver no exterior e ter uma carreira internacional e, além de tudo, serem muito bem pagos e recebidos em países estrangeiros.

Por que os brasileiros?

Os profissionais brasileiros qualificados são bem vistos no exterior por conta da facilidade de adaptação em ambientes multiculturais. Com uma constituição social multifacetada, o brasileiro em geral está acostumado a uma cultura onde diversas etnias e religiões convivem de maneira pacífica e, com isso, ter um colega de trabalho que fale outro idioma ou possua uma crença diferente não é um grande problema para os profissionais brasileiros.

Leia mais: Como mudar de emprego e carreira em 2018

banner-facebook-newsletter

Programas para atrair profissionais

A demanda de profissionais com alta qualificação em países como os Estados Unidos e o Canadá é tão grande, que eles inclusive promovem feiras e eventos onde mostram as vantagens de se viver e trabalhar por lá. Frequentemente eventos deste tipo acontecem e servem de isca para atrair profissionais brasileiros que pretendem iniciar uma carreira internacional e sonham em morar no exterior.



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social. É apaixonada por viagens, maternidade e rock gaúcho. Escrever é uma das suas maiores motivações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *