Estudar fora: 7 dicas fundamentais para se dar bem no exterior

Dicas para quem vai estudar fora
Foto: Reprodução Jafezasmalas

Confira dicas importantes de quem já passou por essa experiência, elas podem te ajudar muito.

Fazer intercâmbio, pós-graduação, Mestrado ou Doutorado no exterior é uma experiência única. Conviver com uma nova cultura, novos hábitos, conhecer pessoas, se virar sozinho, falar outro idioma podem te fazer crescer e muito! Se você querer estudar fora do país, confira essas dicas preciosas de quem já passou por isso.





1) Chegue de cabeça aberta

A pior coisa que pode te acontecer é você chegar de cabeça e coração fechados. Ficar só falando do Brasil, dizendo que o teu país é melhor nisso ou naquilo, conviver só com brasileiros. Isso é um erro terrível. Ao chegar em um novo país, esteja aberto para entender a nova cultura, fazer amigos locais, falar o novo idioma. Evite andar só com brasileiros. Explore tudo que puder, aprenda as tradições e compreenda que o mundo realmente é maior que o seu quarto.

2) Bons hábitos

Sua mãe já deve ter te dito isso: “você não está em casa, então comporte-se”! Você está em lugar novo, sem sua família, por isso é preciso se preservar, evitar andar de madrugada sozinho, evitar beber demais, se perder e não saber voltar para casa, andar com a mochila aberta nos transportes públicos. Contar dinheiro na frente dos outros, falar alto, jogar lixo no chão… coisas que devem ser evitadas. Lembre-se de tentar sempre melhorar a imagem dos brasileiros no mundo. Você representa um país quando está fora.

3) Deixe o telefone de lado

Aproveite cada momento no exterior, evite usar o Google Maps para tudo. Peça informação, converse com as pessoas locais. Faça amigos, sente em cafés, livrarias, esteja aberto para novas amizades e aprendizados.

4) Comidas diferentes

Nunca diga: “eu não como isso”. Esteja aberto para provar coisas novas, pratos diferentes, comidas típicas. Descubra os restaurantes onde os nativos comem. Experimente novos sabores, esqueça o feijão com arroz por alguns meses, consuma os produtos locais. Não tenha medo de provar!

5) Planeje seus passeios

Aproveite todas suas horas de folga fora da universidade e também os feriados locais  para conhecer lugares novos. Pesquise os museus da cidade, os eventos, os festivais de música. Muitas cidades possuem dias gratuitos em museus e galerias, por isso é bom estar atento ao que acontece na região e se programar para visitar tudo.

6) Viaje pela região

Estude durante a semana e viaje nos finais de semana. Chame os amigos, viaje de trem, de avião, ônibus, conheça outros países. É possível se hospedar em hostels, comer sanduíches e conhecer muitos lugares incríveis. Planeje sua renda mensal e guarde dinheiro para viajar sempre que possível.

7) Choque da volta

Você nunca mais será o mesmo ao voltar para o Brasil. Seus amigos podem te achar diferente por um tempo e isso é normal. Você cresceu e viveu muita coisa quando morou fora. Sua cabeça está diferente e será preciso algumas semanas para se readaptar novamente. Tenha paciência.

Notícias relacionadas

Confira as Bolsas de estudo para graduação no exterior

Alemanha tem bolsas abertas de pós-graduação

7 dicas para se dar bem no mercado de trabalho