10 coisas que você deve planejar antes de sair do país

10 dicas para planejar antes de sair do pais
Foto: Reprodução Mundialintercambio

Se você está pensando em morar fora, confira essa lista!

Se você está pensando em morar fora, é preciso planejar cada detalhe. Morar em um novo país pode ser maravilhoso, te fará crescer e amadurecer muito. Entretanto não dá para sair de um hora para outra, sem um objetivo, sem um plano de vida. Para sair do seu país, é preciso estar preparado psicologica e financeiramente. Confira a lista que fizemos para você se preparar.





10 dicas para planejar antes de sair do país

1) Passaporte

O primeiro passo é verificar a validade do seu passaporte e se for preciso já fazer um novo. Normalmente o valor do passaporte para renovação fora do país é mais caro. Por isso vale a pena renová-lo no Brasil, ainda mais que agora ele tem validade de 10 anos.grupo-novo-facebook

2) Documentos

A segunda etapa é reunir todos os seus documentos: certidão de nascimento, identidade, carteira de motorista, CPF, título de eleitor, diplomas, certificados, carteira de vacinação, etc. É muito importante que tudo esteja em dia e em boas condições. Se suas fotos estão antigas, convém renovar o documento. Separe tudo em uma pasta, coloque uma etiqueta e faça cópia de tudo (você certamente precisará).

3) Língua

Antes de escolher um novo país, você precisa ter conhecimento do idioma falado por lá. Pesquise, estude e vá com segurança.

4) Dinheiro

Planeje sua saída do Brasil, junte dinheiro, pare de gastar e guarde cada centavo. Pesquise o custo de vida no país e leve dinheiro para se manter com folga por pelo menos seis meses.

5) Formação acadêmica

Para que você tenha mais chances de conseguir um emprego fora do país, é muito importante ter formação acadêmica. Termine o curso que você está fazendo antes de começar a enviar currículos. Mantenha-se sempre atualizado, quanto mais você estudar, mais chances de crescer na sua carreira.

banner-maine

6) Moradia

Pesquise as imobiliárias do país que você pretende morar, descubra o custo de vida e quanto irá pagar de aluguel. Evite surpresas.

7) Saúde

É preciso estar com todas as vacinas em dia e fazer um seguro de saúde antes de viajar. Pesquise as opções de seguro para o país de destino.

8) Encerrando um ciclo

Venda tudo que você não irá levar, anuncie na OLX (por exemplo), e doe o que não conseguir vender. Deixe guardado em caixas os objetos importantes e que tenham significado pra você. Não conte para ninguém que vai se mudar, até tudo dar certo. Lembre-se de cancelar todos os contratos que estão no seu nome (internet, celular, TV, etc).

9) Conhecer o novo país

Pesquise o país de destino, como é a cultura, o clima, o custo de vida, língua, receptividade, etc. É bom estar preparado para a mudança.

10) Procuração

Deixe uma procuração com algum parente para que ele possa responder por você enquanto você estiver fora do país.

Gostou das dicas sobre morar fora? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!

banner-facebook-newsletter

Saiba mais

Pensando em viver na Austrália? Então conheça o custo de vida por lá.

Como guardar dinheiro para sair do país?

Sonha em morar na Itália? Confira o custo de vida no país.

Como fazer sua Cidadania italiana.