10 coisas que mudam na sua vida quando se mora fora do Brasil

Coisas que voce aprende morando fora do Brasil
Foto: Reprodução Goalong

Confira a lista que criamos para você se preparar quando for morar fora.

Morar fora é um sonho, um projeto de vida que traz com ele muitos medos, inseguranças, esperanças e faz uma mistura enorme de sentimentos importantes. No começo é a ansiedade, depois o medo do novo e da saída de uma zona de conforto que tanto lutamos para encontrar. Ainda tem a língua, a saudade, a comida, os hábitos, a cultura e tantas outras coisas que ajudam a engrossar o caldo de quem decide e opta por morar fora do Brasil.

Pensando nisso, fiz uma lista com 10 coisas que vão mudar na sua vida no dia seguinte da sua saída do Brasil.





1) Resistência ao Medo

Sabe O MEDO que você sente em sair do seu país?! Aproveite-o, porque depois você nunca mais vai senti-lo. É isso mesmo, parece coisa de louco, mas aquele medinho de todas as coisas novas que estão por vir vai acabar depois que você chegar no seu destino. Se você tem coragem de sair a primeira vez, pronto. Você terá todas as outras vezes, mesmo que sejam momentos de vida diferentes e começará a criar uma resistência ao medo do novo. CUIDADO: perder o medo vicia e faz muito bem.

Leia mais: Morar fora: onde os fracos não têm vez.grupo-novo-facebook

2) Aprender a Lidar com a Saudade

A saudade, para quem sai do seu país, é como sentir sono. Você está com sono, mas consegue trabalhar, vai para a aula e a vida precisa seguir. Com a saudade é a mesma coisa. Morando longe, você aprende que ela estará sempre ali, te acompanhando. Seja num pôr do sol ou na hora de tomar uma cervejinha, a maldita saudade vai te fazer lembrar dos seus pais, irmãos, amigos e até do seu dog que ficou. Porém, sentir saudade é bom. A saudade motiva, dá coragem, faz acordar cedo, faz o cara ralar com gosto.

Leia outro texto de Cláudio: Morar fora é estar em outra dimensão.

3) Descobrir que o Skype é o seu melhor amigo

Até aquela sua madrinha que é avessa ao uso da tecnologia vai se render ao Skype. A saudade do tópico anterior será brevemente assassinada assim que o Skype conectar. Sua afilhada vai beijar a tela, sua mãe virá correndo lhe “dar um beijo” e sua avó cometerá as gafes mais simpáticas e engraçadas na frente da câmera. Skype, o melhor amigo dos que moram longe. Com certeza.

4) Fazer Novas Amizades

Mesmo que você seja tímido, quando você pisar em solo estrangeiro vai dar um clique no seu cérebro que lhe tornará, automaticamente, um relações públicas nato. Você vai aprender rapidamente que um sorriso dado na hora certa e a boa educação são chaves que cabem em qualquer fechadura. Quando você se der conta, você se apegou naquele português esquisito, naquela americana engraçada e no chinês encabulado. Morar fora é abrir o coração, é ter amigos em cada continente e acredite: é mais fácil do que você pensa e só depende de você.

banner-venda-livro-vazado-1

5) Paixão pelo Novo

Como descrito no item 1 da lista, o novo vicia. Sim, estar em constante mudança, começar num emprego novo, largar coisas para trás, seguir em frente sem medo. O novo mata o medo e o medo é avesso ao novo. Quer perder o medo?! Abrace as coisas novas e diferentes.

6) Vício de Viajar

Quando você sair do Brasil, você se tornará um dependente químico do combustível de aviação. Trabalhará horas para guardar uma graninha e… VIAJAR. O joguinho do Playstation se tornará caro para os rapazes, assim como o sapato novo para as meninas ficará insustentável perto de uma passagem para a França por 20 euros ida e volta. O dinheiro se torna milhas aéreas e dormir no aeroporto nem é tão ruim assim.

7) Mercado da Saudade

Toda a vez que você ver uma churrascaria, o Brasil piscará na sua mente. Vontade de comer tapioca, tomar Guaraná Antarctica, comer pão de queijo, pequi, feijoada, acarajé, uma tigela de açaí… enfim, você aprenderá a pedir para os amigos/conhecidos/parentes que estão vindo lhe visitar trazerem um pouquinho daquilo que lhe conforta. É o famoso mercado da saudade em ação. Talvez nesse momento você seja apresentado ao conceito de comfort food, aquela comida capaz de trazer paz e acalentar.banner-quadrado-autoor

8) Violência

Se você sair do Brasil rumo a um país menor e mais seguro, você vai compreender como pautamos a nossa vida com base na violência. Na Europa, por exemplo, você vai se deparar com as pessoas indo para o centro das cidades em plena madrugada para tomar um café ou fumar um cigarro. É comum, é normal e, pelo menos para mim, diferente. A violência nos deixa em alerta e talvez você leve tempo para acostumar a usar mochila para trás na multidão ou pegar o celular para uma foto na madruga tranquilamente sem olhar para todos os lados.

9) Novos Sabores

Sabe aquela comida que você jamais pensou que iria gostar?! Então, ela fará parte do seu cardápio. Na Inglaterra é o famoso fish and chips que lhe dará água na boca, em Portugal vai ser a francesinha, na França, a baguete, e assim por diante. Parece que não, mas você vai se acostumar com os novos sabores e, vez ou outra, terá desejo de comer algo que você nem sabia que existia quando morava no Brasil.

10) Misturas Culturais

Numa noite qualquer, na casa de um estranho vai rolar um jantar. Terá gente do mundo inteiro, bebidas dos quatro cantos do planeta, comidas estranhas, cheiros diferentes, músicas nunca antes ouvidas. O item 4 será posto em prática e essa mistura cultural vai trazer vontade de viajar (item 6) e você vai se sentir vivo, vai querer conhecer, vai se apaixonar pelo novo (item 5) e vai fazer o motor da sua vida continuar funcionando.

Sair do Brasil pode ser difícil, mas vale cada minuto. É uma experiência que ninguém conseguirá lhe tirar, são amigos que você nunca pensou em ter, são paisagens que lhe tirarão o fôlego, são perrengues que darão sentido a tudo. E aí?! Quando você vai começar a perder o medo e se viciar no novo?!

banner-facebook-newsletter

Gostou do texto?! Então curta e compartilhe com seus amigos e familiares.

*Cláudio Abdo publica textos sobre a experiência de morar fora todas as semanas aqui no site Vagas pelo Mundo. Volte sempre!



  • Vagas pelo Mundo

    Muito obrigado Plano Go 2 Canada pelo comentário!
    É verdade, cidadão do mundo, cidadão de lugar nenhum!
    Grande abraço! 😉

  • Ah, e o coração nunca mais vai ser o mesmo! E você nunca mais vai saber onde é a sua casa, porque você sente que o mundo todo pode te pertencer e vc pertence a todos os lugares do mundo!

  • Pingback: 10 coisas que mudam na sua vida quando se mora fora do Brasil! – SABER para CRESCER()

  • Pati Muniz

    É tudo isso e mais um pouco ahuhauau mt bom =D