10 dicas para mudar de país e morar no exterior em 2017

Dicas para morar fora
Foto: CrissCross Tours & Travel

Toda mudança requer planejamento, saiba por onde começar.

Muitas pessoas nos perguntam como é possível morar no exterior. A resposta pode ser complexa, mas o que mais se encaixa é a palavra planejamento. Isso mesmo, não é preciso ser rico, mas é preciso ter vontade. Vontade de mudar, de crescer, de amadurecer, de realizar um sonho. Para morar fora é preciso buscar uma força interna, que você nem sabia que tinha. Confira abaixo 10 dicas para mudar de país em 2017 e planeje sua mudança!





1) Mantenha segredo

A primeira dica é manter segredo dos seus sonhos e não contar pra ninguém. Comece a planejar em silêncio, apenas com a sua vontade, dedicação e sonho.

2) Quite suas dívidas

Sei que é difícil, mas pare de fazer dívidas e comprar coisas que você não precisa. O momento é de se desfazer de coisas e não acumular mais. Negocie suas dividias para se sentir livre e não ter nada preso no país em que está.

3) Junte dinheiro

Para sair do país, você precisará do dinheiro da passagem, do visto, do seguro de viagem e para se manter no país nos primeiros meses até achar um emprego. Por isso, é importante economizar ao máximo para não passar necessidade. Crie uma meta, faça um cofre em casa ou deposite na poupança. Junte todo o dinheiro que conseguir para pagar as despesas da mudança e do início da vida nova.

4) Pesquise as possibilidades

Busque informações sobre vistos para morar fora, nos sites dos Consulados e Embaixadas. Pesquise sobre o país que pretende morar, como é o clima, o emprego e os custos de vida. Esteja aberto as possibilidades.

5) Atualize seu currículo

Mantenha seu curriculum vitae online sempre atualizado e completo no Linkedin. Descreva suas funções e se possível o disponibilize em outras línguas.

Leia o texto de Cláudio que já foi compartilhado mais de 115 mil vezes
Leia o texto de Cláudio que já foi compartilhado mais de 136 mil vezes

6) Venda suas coisas

Comece aos poucos, a reunir suas coisas, tirar fotos e vender em sites de vendas (como OLX por exemplo) ou em grupos de vendas no Facebook. Você ficará impressionado, realmente funciona! Basta descrever bem o produto, fazer um preço justo e tirar boas fotos.

7) Trabalho ou estudo

Para morar fora, suas principais possibilidades são: ser aprovado em uma universidade para estudar ou conseguir um emprego no exterior. Deixe as duas opções abertas, pesquise as vagas de emprego no país, as bolsas de estudo e o que precisa para ser aprovado em cada instituição.

8) Documentação

Mesmo que seu planejamento seja para mudar de país em um ano, comece a organizar sua documentação. Se sua identidade está velha, faça uma nova, atualize seu passaporte, coloque em dia suas vacinas, reuna seus certificados e diplomas.

9) Destino

Depois de organizar tudo, é hora de escolher o destino! Pesquise os idiomas, quais línguas você possui mais facilidade para falar (ou aprender), quais países possuem oferta de trabalho na sua área de atuação, quais países têm facilidade de visto para trabalho ou estudo, etc. Faça uma lista de prós e contras e defina seus critérios para escolha. (Ex: mais chance de crescer, qualidade de vida, segurança, emprego, educação, etc).

10) Não desista

Jamais desista dos seus sonhos. Acredite em você e se esforce para sair da situação que lhe incomoda. Saiba que sempre há a possibilidade de mudar, começar de novo e recomeçar. Nunca é tarde para apostar no que você deseja. Busque forças e siga em frente!

banner_10-coisas