Saiba como sacar o FGTS de contas inativas no exterior

FGTS contas inativas
Foto: Reprodução WallpaperCave

Confira o calendário, saiba como irá funcionar os saques e as datas para recebimento.

Uma boa notícia para quem vive no exterior. Se você saiu do Brasil e não conseguiu sacar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – o FGTS, agora poderá. O recurso é válido para as contas inativas do FGTS antes da data de 31 de dezembro de 2015. Para receber o dinheiro, não será necessário voltar ao Brasil, é possível fazer a solicitação estando no exterior.

Como sacar?

Para quem já tem uma conta na Caixa Econômica Federal – conta-poupança – o valor cairá de forma automática nesta conta. Já para o trabalhador que tiver uma conta-corrente na Caixa, será necessário informar no site do banco, em qual conta bancária gostaria de receber o dinheiro. Para quem não tem conta na Caixa, o procedimento é procurar o Consulado do Brasil mais próximo da sua casa. No consulado, o brasileiro irá preencher um documento “Solicitação de Saque do FGTS” e apresentar a sua Carteira de Trabalho e um documento de identidade. Nessa solicitação, o trabalhador poderá indicar uma conta no Brasil, de qualquer instituição bancária – em seu nome ou no nome de um familiar ou amigo.

Como consultar seu saldo?

Para saber quanto você tem na sua conta, acesse o site da Caixa (clique no link) com o seu número do PIS/NIS/Pasep e cadastre uma senha de internet.

Calendário de saque

O saque será feito de acordo com o mês de aniversário do titular da conta. A solicitação no consulado para o saque das contas inativas do FGTS para quem mora no exterior, deve ser feita até o dia 31 de julho de 2017.

calendario-saques-fgts

Quando irei receber?

Após o a solicitação do saque no consulado, o dinheiro será depositado na conta em até 15 dias úteis.

Quem tem direito

Os trabalhadores que tem direito em receber o FGTS de contas inativas são aqueles que tiveram um contrato de trabalho rescindido pelo empregador, sem justa causa; para os trabalhadores que tiveram a extinção do contrato; para quem teve a aposentadoria concedida pela Previdência Social; para os trabalhadores que estiveram fora do FGTS por três anos ininterruptos.

Para consultar seu saldo do FGTS acesse o link da Caixa aqui.

Saiba mais no site da Caixa Econômica Federal

Fonte: Caixa e EBC – Agência Brasil.

Notícias relacionadas curta-fanpage

Vídeo: dúvidas sobre trabalhar no exterior

Morar fora e a necessidade infinita de renovação

Como fazer o visto para morar na Austrália

Sem drama: saiba como estudar inglês e trabalhar no exterior