6 passos para conseguir morar no exterior

Como morar no exterior
Foto: Pixabay

Confira essas dicas que vão te ajudar a realizar seu sonho.

Muitas pessoas têm o sonho de morar no exterior, mas não sabem por onde começar, e isso é normal. Há a insegurança, o medo do novo, do desconhecido e precisamos superar nossas angústias e traçar um plano. Confira abaixo algumas dicas de quem mora fora e saiba como realizar esse sonho você também.





1) Planejamento

Tudo que é importante na vida exige planejamento. Morar no exterior é a mesma coisa. É preciso planejar a longo prazo e traçar uma meta para ser realizada. O ideal é fazer tudo com calma e tempo. Pois para morar fora você vai precisar de visto, vacinas, documentos, passaporte e dinheiro. O ideal é começar a se organizar um ano antes da mudança.

2) Destino

Para morar no exterior, você precisa escolher seu país de destino e pesquisar muito sobre ele. Para fazer essa escolha você precisa definir um objetivo, por exemplo: quero sair do meu país para estudar ou trabalhar? Quais línguas eu falo? Eu já morei sozinho? Sei me virar? Sou comunicativo e faço amizade fácil? Você deve responder essas perguntas e verificar se tem o perfil para morar fora. Muitas pessoas se arriscam em sair do seu país e ir para um lugar desconhecido, sem nunca ter viajado, nunca ter ficado longe da família e não sabem como lidar com isso. É preciso muito desapego material e principalmente emocional.

Veja também: Morar fora é estar em outra dimensão

3) Visto

Para morar no exterior – se você não tiver cidadania daquele país (ou do Continente, no caso do europeu), precisará fazer o visto. O visto deve ser feito sempre no seu país de origem e deve ser feito bastante tempo antes de viajar. Cada país oferece diversas opções de visto para estudo, trabalho, aposentadoria, investimento, negócios, etc. Você será aceito para morar em um país, se tiver condições financeiras de se manter e se preencher os pré-requisitos estipulados por cada nação.

Veja também: como fazer o Visto de investimento em Portugal

banner-quadrado-youtube

4) Dinheiro para morar fora

Sim, você precisará de dinheiro para morar em outro país e para isso precisa se organizar e começar a guardar dinheiro. Economizar é necessário e você terá que abrir mão de muita coisa para conseguir juntar o dinheiro necessário para a mudança de país. Não faça dívidas, não compre coisas materiais e economize um monte. Ao chegar em um país novo, você precisará de dinheiro para alugar um apartamento/casa/quarto, comprar coisas que não pode trazer na mala e precisará sobreviver até conseguir um emprego ou receber seu primeiro salário. Lembre-se que imprevistos acontecem e é importante ter uma reserva financeira para despesas médicas, por exemplo.

Como guardar dinheiro para sair do país?

5) Documentos

Além do planejamento, do visto, e do dinheiro, você precisará de muitos documentos e isso varia de país para país. É um processo burocrático, mas você precisa ter paciência, fazer uma lista e se organizar. Alguns documentos comuns e que você pode ir providenciando com antecedência são: uma identidade atualizada, um passaporte com longa validade, cópias autenticadas de seus certificados e diplomas (tudo mesmo, cursos, formações, etc), carteira de vacinação internacional, ter todas as vacinas em dias, e assim por diante. Organize tudo em uma pasta com uma etiqueta e separe por categorias, assim se achará melhor quando precisar.

Pode interessar: como fazer o visto para morar no Canadá

6) Ter força de vontade

Muitas pessoas acabam esperando o tempo passar ou alguém fazer algo por elas. Esqueça. Você é responsável pela sua vida e deve ir atrás dos seus sonhos sozinho. Corra atrás, busque informação, visite o site do Consulado, se informe em fóruns na internet, entre em grupos de pessoas que moram na cidade ou país de destino e nunca desista dos seus sonhos. Busque formação, qualificação e planeje seu futuro. Com determinação e força de vontade, você vencerá.

banner-facebook-newsletter