Como morar no exterior sem dinheiro

Como morar no exterior sem dinheiro
Foto: Pixabay

Confira dicas que podem te ajudar a realizar esse sonho.

Muitas pessoas têm o sonho de morar no exterior, mas a questão financeira atrapalha os seus planos. É preciso de dinheiro para comprar as passagens, fazer o visto, seguro de saúde de viagem e dinheiro para começar uma vida no exterior. São muitos fatores e questões burocráticas que por vezes nos desanimam. Mas, calma! É possível criar um planejamento e achar soluções para você conseguir morar fora. Para isso é preciso dedicação, tempo e vontade para a realização desse sonho. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar:





Opções para morar no exterior

1) Bolsas de estudo

Uma ótima opção para morar no exterior é estudar. Existem diversas universidades, fundações, empresas e ONGs que oferecem bolsas de estudo. Muitas bolsas pagam o valor integral da mensalidade, ajudam com a moradia e algumas até pagam a passagem. Confira algumas das instituições que oferecem bolsas de estudo (tanto para estudo de línguas, Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado):

  • Banco Santander;
  • Rotary;
  • Embaixada da República Federal da Alemanha;
  • Fundação Calouste Gulbenkian;
  • Instituto Goethe;
  • Fundação Schlumberger;
  • Fundação Lemann.

Veja também: Você tem o perfil para morar fora?

2) Erasmus

O Programa Erasmus é o programa de intercâmbio da Europa. Diversas universidades brasileiras possuem parceria com universidades europeias e os alunos de Graduação podem estudar por um ou dois semestres na Europa. Ao ser aceito pela universidade, o aluno não precisa pagar as mensalidades nem da universidade do Brasil, nem na Europa. E o valor que você pagaria nas mensalidades, pode ser usado para se manter no país escolhido. A maioria das universidades possuem Residências universitárias com todas as despesas incluídas e os valores são bem baixos.

Veja também: como guardar dinheiro para sair do país?

3) Au pair

O Programa Au Pair também é uma ótima opção, principalmente para mulheres solteiras (entre 18 e 30 anos). O programa consiste em ser babá e morar na casa da família escolhida no exterior. Diversos países possuem o Programa, principalmente Estados Unidos, Canadá, Holanda, Irlanda, e etc. As interessadas devem gostar de crianças, falar o idioma estrangeiro, e pagar as passagens. Chegando no local, recebe por semana e tem uma folga semanal e um final de semana de folga por mês. Ser Au Pair é uma ótima opção para morar no exterior, porque você não precisa pagar moradia, nem alimentação, e ainda por cima treina um novo idioma e conhece uma nova cultura. 

6 passos para conseguir morar no exterior