Imobiliárias em Portugal

Alugar apartamento em Portugal
Foto: Pixabay

Confira uma seleção de imobiliárias no país europeu e saiba como alugar ou comprar um imóvel em Portugal.

Quem está planejando morar em Portugal ou investir no país europeu precisa conhecer como funciona a questão dos aluguéis e a compra de imóveis. Muitos brasileiros que buscam Portugal para imigrar (estudar, trabalhar ou curtir a aposentadoria) gostam de saber os valores do imóveis e verificar todas as possibilidade de moradia antes de atravessar o Atlântico. Hoje vamos te contar as principais imobiliárias de Portugal e como fazer para alugar ou comprar um imóvel no país.





Imobiliárias em Portugal

Confira a lista das principais imobiliárias no país:

Além dessas grandes imobiliárias, cada cidade possui outras opções e imobiliárias locais. É possível pesquisar por imobiliária e o nome da cidade desejada (Ex: Lisboa, Porto, Cascais, Faro, etc).

Documentos necessários para fazer o visto de Portugal

Como alugar um apartamento em Portugal

Para alugar (arrendar, em Portugal) um apartamento ou casa em Portugal é preciso ter o seu Número de Identificação Fiscal (NIF), bem como o valor dos aluguéis adiantados e um caução no valor no aluguel. O número de aluguéis adiantados é necessário para quem não possui um fiador português e varia de acordo com cada imobiliária ou proprietário do imóvel (em média são 5 aluguéis adiantados).

Há proprietários que preferem não arrendar seus imóveis para estrangeiros e principalmente para brasileiros, mas não leve isso a mal. Isso acontece porque eles já tiveram alguma experiência negativa com cidadãos brasileiros. Como a maioria dos imóveis são alugados com mobílias, existem alguns inquilinos que acabam não cuidando do imóvel, queimando o filme e causando trauma nos proprietários. 

Veja também: qual a melhor época para visitar Portugal

Comprar imóvel em Portugal

Para comprar uma moradia em Portugal também é necessário ter um NIF (que pode ser obtido nas Finanças – nas lojas do Cidadão de cada cidade). O documento fiscal é feito na hora, e qualquer pessoa interessada em adquirir um imóvel em Portugal precisa ter esse número para o pagamento de impostos, contrato e para a escritura.

Não é possível fazer o NIF à distância (estando no Brasil), é preciso ser presencialmente.

Como escolher uma cidade para morar em Portugal?

Para pagar o imóvel não é necessário ter conta bancária em Portugal, a maioria das imobiliárias recebe o pagamento do imóvel (valor a vista) por transferência bancária entre o Brasil e Portugal. O pagamento total do imóvel é feito após o contrato de compra e venda e da entrada (sinal). Normalmente a entrada tem o valor de 10% do imóvel. Após a entrada paga, se o proprietário do imóvel desistir da venda, ele precisa dobrar o valor, ou seja, se a entrada foi de € 10 mil euros, o valor devolvido pela desistência de venda é de € 20.000,00.