Indústria canadense de painéis solares se instalará no Brasil

Industria de paineis solares vai atuar no Brasil
Foto: Reprodução Linesolar

Canadian Solar começa a operar no país ainda em 2016.

A Canadian Solar Inc. é uma multinacional de energia renovável responsável por fabricar placas solares (módulos fotovoltaicos solares) e sistemas de energia solar. Fundada em 2001 no Canadá, a companhia possui cerca de 10 mil colaboradores em vários países e agora, de acordo com a Reuters, está chegando ao Brasil.

A empresa fabricante de painéis solares vai anunciar, em breve, que vai inaugurar em Sorocaba/SP suas instalações. Ainda de acordo com a Reuters, a empresa pretende atender um mercado em expansão, apoiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que visa fazer um investimento pesado no financiamento desse tipo de equipamento de geração de energia renovável.

A APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), afirmou na última terça (14/06) que a Canadian Solar pretende anunciar até sexta (17/06) o tamanho do investimento no Brasil. Informações preliminares dão conta de que a capacidade instalada da indústria é capaz de produzir 350 megawatts por ano e começa a fabricação dos painéis solares em território nacional já em setembro.

Uma fonte, que não se identificou, informou para a Reuters que o edifício da Canadian Solar já está pronto e que os equipamentos para a produção estão sendo importados. A empresa já tem escritórios de venda no Brasil, porém não produz nada no país ainda, o que muda em 2016.

Mercado

A chegada da fabricante, mundialmente reconhecida, ameniza e tranquiliza o mercado, pois os investidores andavam preocupados com a falta de uma grande indústria da área de painéis solares no Brasil. Devido a falta de um fabricante local e com o dólar muito alto, muitas empresas que investiram e participaram de leilões da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), pediram prazos maiores para o cumprimento das metas impostas pelo governo.

Investimentos no Brasil

A Canadian Solar não está chegando ao Brasil à toa. A empresa participou de concessões públicas para a implantação de usinas fotovoltaicas no país, através de leilões realizados pelo governo brasileiro para contratar projetos na área de energia solar em 2014 e 2015. Assim, para viabilizar a questão financeira, a multinacional instala-se no Brasil. O investimento na fábrica não foi revelado e a companhia não se pronunciou sobre a notícia veiculada pela Agência Reuters, porém é possível que se abram postos de trabalho direta e indiretamente. Agora é aguardar para ver.

Conheça algumas oportunidades de trabalho

Farmacêutica Roche está contratando. Clique aqui e conheça as vagas abertas.

Multinacional Unilever tem 236 postos de trabalho abertos. Clique aqui e submeta sua candidatura.

Bosch está com centenas de vagas abertas. Clique aqui e candidate-se.