Emprego de sobra: Alemanha tem 1 milhão de postos de trabalho vagos

Sobram mais de 1 milhao de vagas de emprego na Alemanha
Foto: Reprodução Fullhdpictures

Enquanto alguns países não conseguem gerar emprego, na Alemanha as vagas estão sobrando.

A Alemanha tem mais de 80 milhões de habitantes, um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito elevado e, por ser muito industrializada, possui emprego sobrando. Sim, o país europeu é uma potência e dados do IAB (Instituto para a Investigação do Mercado Laboral e Emprego) mostram que no segundo trimestre de 2016, a Alemanha registrou um dos mais altos índices de sobra de emprego da história, chegando a 1 milhão.

grupo-FB

Ainda de acordo com o IAB, de abril até junho, 985 mil postos de trabalho não foram ocupados na Alemanha, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O órgão informou ainda que o setor que possui mais vagas abertas é o de ensino (infantil, fundamental e médio), onde aparecem 45 mil oportunidades por serem preenchidas, um valor 40% maior do que em 2015.

Chegada dos Refugiados

Um especialista do IAB aponta a chegada em massa de refugiados ao país como causa principal do déficit de profissionais na área de ensino. Quase metade de todas as pessoas que chegaram na Alemanha são menores de idade (jovens e crianças) e, como logo foram absorvidos pelo sistema de educação, as escolas sofrem com esse excesso de estudantes e falta de professores e profissionais.

Falta de Mão-de-Obra Qualificada

O Governo da Alemanha tenta há anos atrair profissionais qualificados para trabalharem por lá, porém a quantidade de vagas é sempre maior em relação a oferta de trabalhadores. Mesmo com muitos imigrantes vindos de países do sul da Europa como Portugal, Itália, Espanha e Grécia, o mercado de trabalho alemão não consegue ficar completo. É muito emprego para pouca gente.

curta-fanpage

Dificuldades

Especialistas apontam algumas dificuldades que podem ser a causa da falta de mão-de-obra. A equivalência de disciplinas, a falta de formação acadêmica e o idioma são tidas como os principais entraves na contratação de profissionais na Alemanha. A grande maioria das empresas do país exige fluência no alemão, o que dificulta a contratação de estrangeiros.

A Agência Federal de Emprego (BA) divulga que o número de postos de trabalho vagos no país é menor, algo em torno de 670 mil, porém a Agência do Governo da Alemanha só inclui as vagas que as empresas comunicam para as autoridades, ou seja, o número mais exato é o da IAB.

Vagas e Notícias sobre a Alemanha

Emprego na Europa: descubra quanto ganham os profissionais na Alemanha clicando aqui.

Emprego na Alemanha? Munique tem 50 mil vagas. Clique aqui para conhecer as oportunidades.

BMW tem mais de 700 vagas abertas pelo mundo. Clique aqui e saiba mais.

Frankfurt tem mais de 35 mil vagas abertas. Clique aqui para submeter a sua candidatura a uma das oportunidades.

Vagas na Audi: empresa está contratando na Alemanha e pelo mundo. Clique aqui para ler a notícia completa.