1º, 2º ou 3º mundo – o que isso significa?

Voce sabe os motivos que levam os paises a serem de primeiro, segundo ou terceiro mundo
Foto de Fundo: Choice Hotels | WallpaperCave

Descubra o que faz um país ser considerado de primeiro, segundo ou terceiro mundo. Você vai se surpreender!

Você já deve ter ouvido na sua vida que os Estados Unidos é um país de primeiro mundo, que o Brasil é de terceiro mundo e assim por diante. Mas você já parou para pensar quem definiu isso?! Com que critérios?! – pois é, agora você vai entender, de uma maneira simples, o que significa nascer ou viver em um país de primeiro, segundo ou terceiro mundo e quem decidiu que as coisas seriam assim.





1º, 2º ou 3º mundo

Foi durante a Guerra Fria, um período histórico de 46 anos (1945 até 1991) que o planeta foi dividido em países de 1º, 2º ou 3º mundo. Essa divisão ficou conhecida como “três mundos” por conta de suas alianças políticas, econômicas ou militares. Alguns aspectos eram levados em consideração como: nível de desenvolvimento, sistemas de produção e grandeza econômica. Assim, os países com uma economia mais forte e com maior grau de desenvolvimento eram considerados de primeiro mundo, os de segundo mundo eram os de orientação política socialista e os de terceiro mundo não se encaixavam, nem em uma coisa, nem em outra.

Veja o Mapa do Mundo onde a divisão fica clara

Reprodução: Wikimedia
Reprodução: Wikimedia

Países de Primeiro Mundo

Com uma economia capitalista e um grau de desenvolvimento econômico considerado avançado, países como Holanda, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Canadá, Itália, Austrália, Reino Unido entre outros, se destacavam nesse seleto grupo e foram denominados de países de primeiro mundo.

Leia também: Toronto tem mais de 33 mil vagas.

Países do Segundo Mundo

Se você não é muito fã de política ou economia, veja a importância de entender desses assuntos. Países socialistas, especialmente os que pertenciam ao bloco socialista, foram considerados de segundo mundo. A antiga União Soviética, a China e outros da Ásia e leste da Europa se encaixavam nesse segundo mundo, pois tinham suas economias baseadas em filosofias e políticas socialistas.grupo-novo-facebook

Países de Terceiro Mundo

Os países considerados de terceiro mundo são aqueles não considerados ricos, atrasados em questões sociais e econômicas. Geralmente os países de terceiro mundo são enviam matérias-primas (commodities) para indústrias dos países de primeiro mundo. Exportam a preços baixos e compram (importam) a preços elevados os produtos já industrializados. O Brasil, a Argentina, a Índia entre outros recebem esta classificação.

Vagas em Munique para quem fala português.

Fim da Guerra Fria

Com o fim da Guerra Fria, os países do segundo mundo perderam essa classificação e os países tiveram uma mudança em suas classificações. Atualmente o mundo se divide em países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos.

Outra explicação

Para além da explicação econômica, existe uma que leva em consideração os aliados de guerra. Segundo essa teoria, os países aliados dos Estados Unidos depois do fim da segunda guerra mundial, eram considerados de primeiro mundo. Os aliados da União Soviética foram considerados de segundo mundo e os que não se aliaram a ninguém e optaram por ficar neutros foram, automaticamente, encaixados no terceiro mundo. Essa teoria tem lá suas falhas, mas é interessante. Uma das falhas mais graves quando só leva em consideração a questão da guerra é que o Japão é considerado um país de primeiro mundo, mas atacou os EUA e foi bombardeado com duas bombas atômicas, porém nunca perdeu o posto de país de primeiro mundo.

Em resumo, aconselhamos que você leve em consideração as questões econômicas, de desenvolvimento social e políticas para explicar essa divisão mundial em países de 1º, 2º ou 3º mundo.

banner-facebook-newsletter



  • Rodrigo A T Ribeiro

    Os países de segundo mundo não tinham a miséria característica dos países de terceiro e tinham acesso gratuito e universal à educação e serviços de saúde mas a falta de uma indústria de serviços pra além da indústria bélica e aeroespacial os colocava um patamar abaixo dos países de primeiro mundo.Uma característica comum dos países de terceiro mundo também e terem um pequeno grupo de elite que “controla” o país enquanto que a classe média é um grupo também pouco numeroso ou dependendo do país quase inexistente e o da classe baixa é o mais numeroso. Nos países de primeiro mundo a classe média é o maior de todos os grupos.Alguns países por meio de programas socias e redistribuição de renda conseguiram reduzir drasticamente a classe baixa principalmente na Europa Ocidental . A maioria dos classificados como emergentes já o são por décadas o que dificulta a expectativa de que algum dia se tornem países de primeiro mundo…as raras exceções são alguns países originalmente agrários que se desenvolveram em relativamente pouco tempo como Coreia do sul e Irlanda…ps é um pouco cómico ver Africa do Sul e Turquia Classificados como países de primeiro mundo nesse mapa a Africa do Sul por exemplo disputal tal e qual como o Brasil o mercado de exportação de frutas e minerais…