Viagem: como tirar o passaporte?

Saiba como tirar o passaporte
Foto: Reprodução G1

Conheça o passo a passo para tirar o seu passaporte: onde, os custos, agendamento entre outras informações. Saiba mais!

Se você está pensando em viajar para o exterior, uma das primeiras e mais relevantes preocupações é em como tirar o passaporte. Tal preocupação faz todo o sentido, pois o passaporte é o documento de viagem mais importante e, exceto para os países do Mercosul, é exigido já na fronteira em portos, aeroportos e em controles de fronteira terrestres. É comum para a maioria dos passaportes do mundo que eles tenham fotografia, assinatura, data de nascimento, nacionalidade e, em alguns casos, outras informações que façam sentido ao seu propósito como, por exemplo, nos passaportes diplomáticos.





Valor para tirar o passaporte e Validade

O valor para tirar o passaporte brasileiro, já no modelo novo, de acordo com a Polícia Federal, é de R$ 257, 25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte cinco centavos), porém a própria instituição faz questão de deixar claro que tal valor pode, conforme seja necessário, sofrer alteração. A validade do passaporte brasileiro mudou e passou de 5 (cinco) para 10 (dez) anos, porém abaixo você encontra a tabela de validade conforme a idade do requerente:grupo-novo-facebook

Idade / Validade

  • De 0 (zero) a 1 (um) ano incompleto – válido por 1 (um) ano;
  • De 1 (um) ano completo a 2 (dois) anos incompletos – válido por 2 (dois) anos;
  • De 2 (dois) anos completos a 3 (três) anos incompletos – válido por 3 (três) anos;
  • De 3 (três) anos completos a 4 (quatro) incompletos – válido por 4 (quatro) anos;
  • De 4 (quatro) anos completos a 18 (dezoito) anos incompletos – válido por 5 (cinco) anos;
  • 18 (dezoito) anos completos ou mais – válido por 10 (dez) anos.

Guia definitivo: como comprar passagens aéreas baratas.

Documentos para tirar o passaporte

Para quem precisa tirar o passaporte comum, é necessário ser brasileiro e ter em mente que existe uma sequência de documentos durante o processo que precisam ser apresentados. Eles serão indispensáveis após o preenchimento do formulário eletrônico de solicitação e agendamento que é feito no site da Polícia Federal. Atenção: os documentos apresentados devem ser os originais. Veja abaixo a lista de documentos para tirar o passaporte:

  1. Documento de identidade ou outro documento oficial com foto (CNH (Carteira Nacional de Habilitação), carteira funcional, carteira emitida por entidade militar, passaporte brasileiro (mesmo vencido) ou carteira de trabalho),
  2. Título de Eleitor com comprovantes de votação ou justificativa da última eleição (dois turnos – quando houver). Se não tiver os comprovantes, pode solicitar a Certidão de Quitação Eleitoral, disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral);
  3. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório;
  4. Certidão de Naturalização (para os naturalizados);
  5. Comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor da taxa (R$ 257,25);
  6. Passaporte anterior se tiver (válido ou já vencido);
  7. CPF.

Se o seu caso for diferente, você deve acessar o site da Polícia Federal e ler as especificações.

Onde solicitar o passaporte

Cada estado do Brasil possui a sua superintendência(s) e delegacia(s) da Polícia Federal. No site da instituição você pode consultar o local mais próximo de sua residência onde pode solicitar o passaporte.

Prazo de Entrega do Passaporte

Após a verificação de todos os documentos, a unidade da Polícia Federal onde você está fazendo o passaporte irá pegar os dados eletrônicos faltantes e irá lhe informar sobre o prazo de entrega. Geralmente a previsão de entrega fica em torno de 6 (seis) dias úteis, porém a emissão do passaporte envolve outros órgãos federais e esse prazo pode sofrer alterações, algo que aconteceu recentemente por conta da falta de papel moeda (utilizado na confecção do passaporte) na Casa da Moeda do Brasil. Tal problema afetou a entrega de passaportes em todo o país, porém já foi resolvido e serve para ilustrar o exemplo.

Saiba mais: Como fazer o visto para Suíça.

banner-facebook-newsletter

Dicas e Cuidados

Depois de aprender a como tirar o passaporte, é importante você saber que o documento é muito importante, muito. No caso do passaporte brasileiro, ele é muito visado por criminosos e isso acontece por conta da heterogeneidade da população brasileira, o que implica dizer que, por sermos uma nação de vários povos, qualquer pessoa pode se passar por outra. Um exemplo: quando as autoridades de um país pegam um passaporte da China, eles já estão a espera de um padrão (foto, nome e etc). No caso do Brasil, sua colonização se deu por vários povos e nações e, por isso, não é possível que se estabeleça um padrão e uma pessoa com traços orientais pode ser brasileiro, já um brasileiro sem traços orientais não será um chinês.

Leia também: Como fazer o visto para morar na Austrália.

Passaporte sempre junto

Por ser o documento mais importante, ele deve sempre estar junto de seu dono. Portanto, sempre que você viajar, mantenha o seu passaporte sempre com você. Claro, é necessário ter atenção em relação as leis do país que você vai visitar, pois em alguns por conta da violência, é permitido que os turistas usem uma cópia autenticada do passaporte como documento e, sendo abordados por autoridades policiais, podem ser acompanhados até o local de hospedagem para apresentação do documento original.