5 coisas que você precisa fazer no Porto

Turismo no Porto
Foto: Vanguartour

Descubra o que a cidade portuguesa tem a oferecer aos seus visitantes.

A cidade do Porto é um dos destinos preferidos de quem viaja para Portugal. Uma cidade com história, arquitetura deslumbrante, vida noturna, muitos restaurantes e dezenas de atrações e passeios para seus visitantes (para todas as idades). E não é por menos que o Porto foi eleito o melhor destino europeu em 2017.





A cidade vem se consolidando com um importante destino turístico e a cada ano surgem novas atrações, opções de lazer, restaurantes, bares, casas noturnas e novos hotéis. Um exemplo disso, é o Hard Rock Café Porto inaugurado em 2016 (bem no centro – na Avenida dos Aliados).

Hoje vamos te dar 5 dicas de coisas que você precisa fazer no Porto, se encantar e aproveitar cada minuto da cidade. Vamos à lista?

5) Travessia da Ponte Luís I

Cruzar a Ponte Luís I por cima é sinônimo de belas fotos e uma vista exuberante. A ponte que liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia é separada pelo rio Douro e foi construída por Théophile Seyrig e Gustave Eiffel (que depois de divergências, se afastou da obra). Caminhe até a entrada do teleférico e prepare-se para admirar a vista e tirar lindas fotos com vista para a Ponte e para a cidade do Porto.

Eurotrip: como fazer um roteiro pela Europa

4) Pôr do sol em Matosinhos

Matosinhos já é considerada outra cidade, mas está coladinha ao Porto e a uma das regiões mais bonitas da cidade invicta: a Foz do Douro. Assistir o pôr do sol na praia já bom, mas em Portugal é ainda mais lindo, o motivo? O sol se põe no mar (no Brasil ele nasce no mar). Uma atração gratuita no Porto e linda em todas as épocas do ano. Além disso, Matosinhos possui muitos restaurantes e bares para sentar a apreciar a vista.

Descubra a melhor época para visitar Portugal

banner-venda-livro-vazado-13) Visita a Lello & Irmão

A Livraria Lello (ou Livraria Lello & Irmão) é uma visita obrigatória para quem visita o Porto. A livraria é uma das mais bonitas do mundo e foi a inspiração para a autora de Harry Potter. J.K.Rowling morou na cidade do Porto, onde lecionou aulas de inglês. Um lugar lindo e com uma escadaria em madeira de tirar o fôlego de tão charmosa!

2) Degustação de vinho do Porto

Aproveite que Portugal é uma rota etílica e gastronômica para sair da rotina. Faça a visitação nas caves de vinho do Porto na ribeira do Rio do Douro, faça a degustação dos vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny (um para cada estilo e gosto). Escolha uma (ou mais caves) para visitar: Graham’s, Ferreira, Taylor’s, Sandeman, Cálem, Offley, Croft, Churchill’s, Cockburn’s, Ramos Pinto, Porto Cruz e Burmester.

Vinho do Porto
Foto: Uran Rodrigues

Veja também: Um roteiro de 7 dias em Portugal

1) Almoçar na Ribeira do Rio do Douro

No topo da nossa lista do que fazer na cidade do Porto está um almoço incrível na Ribeira do Rio Douro (principalmente do lado de Vila Nova de Gaia, onde é possível apreciar a vista da cidade do Porto). Escolha um restaurante com esplanada (mesas do lado de fora) e aprecie um almoço com tudo que você tem direito: entrada, prato principal, um delicioso vinho português, sobremesa e café.

Muitos restaurantes possuem menu turístico onde é possível almoçar muito bem por € 15,00. Normalmente as opções de prato são: bacalhau, sardinha assada, salmão, polvo ou arroz de marisco (estilo paella). Vale a pena cada minuto!

Porto Portugal
Foto: Amanda Corrêa

Dica para quem visita o Porto

Se estiver pelo Porto no próximo dia 7 de setembro de 2017, aproveite para visitar a Feira do Livro do Porto que acontecerá nos Jardins do Palácio de Cristal. Das 15h às 16h o autor do livro “Morar fora: sentimentos de quem decidiu partir”, Cláudio Abdo, fará uma sessão de autógrafos (pav. 57 e 58 – Editora Chiado).

Uma oportunidade excelente para conhecer os lindos jardins do Palácio e ainda adquirir a obra autografada pelo escritor brasileiro que mora em Portugal.