Me roubaram no exterior, e agora?

Me roubaram no exterior, e agora
Foto: Reprodução Money Crashers

Descubra o que você deve fazer se ficou sem o seu passaporte, cartão de crédito e telefone celular.

Viajar é bom, porém exige cuidados que muitas vezes são deixados de lado e é fácil encontrar os motivos. Acontece que, especialmente em viagens de férias para o exterior, a maioria das pessoas entra no modo “relax” e, por acharem que nada de muito ruim pode acontecer, costumam se descuidar dos seus pertences. É comum ficar sabendo de alguém que foi roubado no exterior, porém quando isso ocorre com a gente a dor de cabeça e o estresse são grandes. Hoje vamos trazer dicas importantes para você que teve seus pertences roubados no exterior.





Atenção redobrada em hotéis, pousadas, albergues e alojamentos locais

Mesmo que a viagem seja em grupo, tente ter muita atenção nos locais onde você vai se hospedar. Independente do país que você está visitando, sempre que for entrar em um hotel, pousada, albergue ou alojamento local não se descuide dos seus pertences. Existem relatos de turistas que foram assaltados na recepção de hotéis de redes mundialmente conhecidas por gangues e quadrilhas especializadas nesse tipo de crime (por vezes alguns funcionários podem estar no esquema).

Confusão é oportunidade e os ladrões sabem disso. Como estamos preocupados com o check-in, precisamos de informações, reservas e etc., nos distraímos. Nessa hora os larápios aproveitam dessa distração para agirem e os prejuízos costumam ser grandes. Então, uma dica é eleger alguém da turma (mesmo que você esteja viajando em dupla) para ficar de olho vivo e bem aberto nos pertences do grupo e deixar que apenas uma pessoa resolva o check-in ou check-out.grupo-novo-facebook

Nunca deixe todos os seus pertences juntos

A primeira coisa a ter em mente é que o passaporte nunca deve estar na mochila e sim junto com você, de preferência em uma doleira colada ao seu corpo. Nunca deixe o seu passaporte em bolsos de fácil acesso na mochila. Além disso, tente separar o passaporte dos seus cartões de crédito, não deixe o dinheiro junto com o seu telefone celular e assim por diante. Muitas pessoas preferem deixar tudo junto e isso pode facilitar a vida dos ladrões e, claro, dificultar a sua.

Não confie em desconhecidos

Quando a gente viaja, cruzamos com pessoas de todos os tipos pelo caminho. Gente boa e, infelizmente, gente ruim também. Então, nada de pedir para um estranho cuidar dos seus pertences, nem que seja por 1 minutinho. Por mais que o gringo pareça altamente confiável e gentil, você não o conhece e o risco de ter algum pertence furtado em ocasiões assim é alto. Suas coisas ficam, sempre, com você.

Documentos: o que levar e o que não levar?

Além de ter atenção aos documentos que você deve levar em uma viagem para o exterior, também é relevante ter cuidado com os documentos que não são necessários. Não leve o seu Título de Eleitor, por exemplo, para uma viagem de curta duração a turismo. Veja abaixo a lista de documentos para levar e para não levar:

Documentos para levar:

  • Passaporte;
  • Cartão de Saúde (seguro de viagem internacional);
  • Reservas dos Hotéis, Pousadas, Albergues ou Alojamentos Locais;
  • Reservas das Passagens Aéreas, de Trem ou Ônibus;
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) somente se for alugar um carro ou dirigir no exterior.

Documentos que não devem ser levados:

  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Dispensa Militar;
  • Carteirinhas de Clube, Acadêmia e etc.;
  • Carteira do Plano de Saúde (só leve se o seu plano atender no país que você vai visitar).

IMPORTANTE: faça uma cópia do seu passaporte (folha principal e onde está a foto) e utilize em casos excepcionais. Se alguma autoridade policial lhe abordar e pedir o documento original, explique que optou por deixá-lo em um local seguro por receio de roubo e vá buscar caso seja exigido.

banner-facebook-newsletter

Roubaram o seu passaporte?

A primeira coisa a ser feita é o boletim de ocorrência na polícia do país que você está visitando. Se, por uma infelicidade, o seu passaporte foi roubado e você esteja visitando uma cidade onde não exista uma representação consular do Brasil, você terá que se dirigir até o consulado ou embaixada mais próximo. Porém, vale ressaltar que as representações consulares não abrem aos fins de semana e feriados, portanto você precisa esperar o próximo dia útil para resolver o seu problema e, caso tenha mais destinos pela frente, terá que adiar por alguns dias. No Portal do Itamaraty você encontra todos os endereços e telefones das representações consulares do Brasil.

Agora, se você teve o seu passaporte brasileiro roubado e está prestes a voltar para o Brasil, é possível solicitar uma ARB (Autorização de Retorno ao Brasil) na embaixada ou consulado mais próximo. O documento é emitido de forma gratuita e só pode ser utilizado uma vez para voltar para o país, porém se a sua viagem está apenas começando, é possível solicitar um novo passaporte. Saiba mais detalhes no site do Itamaraty. Vale lembrar que as embaixadas ou consulados não estão autorizados a emitir outros documentos como CNH e etc.

Dica: deixe alguém da sua família avisado sobre onde estão os seus documentos caso seja necessário enviar para onde você está.

Cartões de Crédito / Travel Money

Se o seu cartão de crédito foi roubado, você deve comunicar imediatamente a operadora do seu cartão. Geralmente o número de emergência está na parte de trás dos cartões de crédito, ou seja, é bom ter o número anotado em outro local. Dependendo do seu contrato, é possível solicitar um cartão de emergência ou pedir uma remessa de dinheiro.

Veja o contato de algumas das principais operadoras de cartão de crédito:

Geralmente os cartões de débito (pré-pago) como Visa Travel Money, American Express Global Travel, Cash Passport ou cheque de viagem entre outros, são facilmente reembolsados pelas operadoras em caso de roubo, perda ou furto. Já no caso dos cheques de viagem, eles geralmente possuem seguro e os usuários são reembolsados em poucos dias.

banner-venda-livro-vazado-1

Celular Roubado

Caso o seu telefone celular seja roubado no exterior, é necessário entrar em contato com a central de atendimento da sua operadora. Depois de suspender a sua linha, no retorno ao Brasil basta visitar uma loja ou agente autorizado e comprar um chip novo com o mesmo número. Acesse os sites das principais operadoras:

Veja outras Notícias sobre Viagem

Conheça o fone de ouvido que traduz 40 idiomas

5 atrações imperdíveis em Lisboa

Eurotrip: como fazer um roteiro pela Europa

Roteiro para fãs de Harry Potter em Londres

Guia definitivo: como comprar passagens aéreas baratas