Lista de alimentos que devem ser evitados em viagem

Conheca 7 alimentos que devem ser evitados em uma viagem
Foto: www.kristinandrus.com | Arte: Vagas pelo Mundo

Conheça 7 alimentos que você deve evitar quando está viajando. Saiba mais!

Viajar é uma das melhores coisas que a gente pode fazer na vida e muitas pessoas são apaixonadas por desbravar, conhecer, visitar (e até revisitar) e explorar novas cidades, estados ou países. Porém, um dos cuidados que a gente precisa ter quando estamos em viagem é com a alimentação, pois ninguém quer perder horas ou dias da viagem por conta de uma indigestão ou, por exemplo, problemas intestinais.





Novos lugares, novos sabores

Obviamente que explorar novos lugares, significa também fazer uma viagem por diferentes temperos e sabores. Aqui é que está o risco, pois o nosso estômago está habituado a um tipo de dieta e, em uma viagem, como saímos da rotina e experimentamos alimentos “desconhecidos”, corremos o risco de que as coisas saiam um pouco de controle e as consequências sejam desastrosas.

Higiene e limpezagrupo-novo-facebook

Em alguns casos, quando a viagem que estivermos fazendo se desvia de grandes centros urbanos e vai para o interior, é necessário ter muita atenção em relação a limpeza dos locais e dos tipos de alimentos que vamos ingerir. Se você é daquele tipo de pessoa que adora “se jogar no novo” e sai experimentando tudo que lhe oferecem, tome cuidado extra com alimentos crus (peixes, carnes e saladas), lave muito bem as mãos e tente sempre se manter bem hidratado tomando muita água.

Veja também: 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem

Lista de alimentos que devem ser evitados em viagem

Conheça 7 alimentos que devem ser evitados quando estamos em viagem:

Gorduras e Molhos

Condimentos, especiarias e tempero em excesso atrapalham (e muito) a digestão. Como foi dito, já que o nosso estômago não está acostumado com tantas misturas, evite alimentos e molhos gordurosos e altamente condimentados, pois eles podem causar sonolência e prejudicar a sua viagem.

Leite

Apesar de ser um alimento muito consumido, quando estamos em viagem é bom evitá-lo. O leite puro, principalmente se estiver quente, pode provocar sonolência e até gases em pessoas mais sensíveis. Opte por chá, café ou alguma bebida industrializada quando a procedência do leite for duvidosa.

Leia mais: Os 7 melhores restaurantes de Braga

Sopa

Todos nós sabemos que uma sopinha, especialmente em dias frios, cai muito bem e pode ser extremamente reconfortante, porém é bom lembrar que a sopa é um alimento que contribui para o aumento da sonolência e, dependendo dos ingredientes utilizados, pode aumentar a acidez do estômago e causar azia e má digestão.

Leguminosas

Em tradução livre: feijão e lentilhas. O feijão e a lentilha são ótimos alimentos, porém causam muitos gases e desconforto por pesarem demais no estômago. Com certeza eles sempre farão parte da lista de alimentos que devem ser evitados em viagem.

banner-venda-livro-vazado-1

Chocolate

Os apaixonados por chocolate sabem como é bom comer um tablete, porém se consumido em excesso, o chocolate pode causar azia e como sua digestão é mais lenta, ele pode deixar o trajeto percorrido na viagem mais longo. Claro que se você estiver com viagem marcada para a Bélgica ou para a Suíça, reserve um dia para experimentar os tipos de chocolate de cada país, mas lembre-se de não forçar muito a ingestão deste alimento.

Cereais e Massas

Você sabia que quase todos os cereais (com exceção do arroz), incluindo, massas, pão e bolos em excesso podem provocar flatulência? — pois é, então se for experimentar alimentos dessa família, a moderação manda lembranças.

Citrinos

Embora seja muito bom e necessário comer vegetais e frutas, evite comer alimentos cítricos. Por exemplo, uma laranja de sobremesa pode causar acidez elevada no estômago e isso é desagradável em uma viagem. Até o tomate deve ser evitado na salada justamente por contribuir para o aumento da acidez no estômago.

banner-facebook-newsletter

Alimentos Recomendados

Depois de conhecer a lista de alimentos que devem ser evitados em viagem, você deve estar pensando: mas o que eu devo comer quando estou viajando? — é exatamente por isso que escrevemos este texto. Se algum alimento costuma lhe fazer mal, evite-o e não tenha medo de perguntar se ele está presente em algum prato que você vai consumir. Aliás, uma dica é saber como se chama o alimento na língua do país que você vai visitar.

Saiba mais: Me roubaram no exterior, e agora?

O bom senso é o melhor remédio e é ele que vai fazer você evitar alimentos perigosos. Opte sempre por refeições mais leves, evite ficar muito tempo sem comer e não esqueça de beber muita água. Em restaurantes peça por pratos mais nutritivos e não tão pesados e na mochila coloque sempre alimentos industrializados como opção por conta da procedência, leveza e higiene, por exemplo: barra de cereais, bolachas secas (Maria e de Água e Sal), pão fatiado e etc. Ah, e claro que a água deve ser preferencialmente mineral e consumir qualquer tipo de água recolhida em fonte ou rios pode ser extremamente perigoso e desastroso.

Bom, esperamos que as nossas dicas sejam úteis e que a sua viagem corra da melhor maneira possível. Por isso deixamos uma última dica: se o seu estômago costuma fraquejar em viagens, tenha sempre em mãos um sal de frutas (ENO) ou algum outro produto que possa auxiliar na digestão. Como eles geralmente são vendidos em pastilhas ou saquetas, não custa nada colocar alguns na mochila e saber que pode contar com eles. Boa viagem!



Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social. É apaixonada por viagens, maternidade e rock gaúcho. Escrever é uma das suas maiores motivações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *