Brasileiros ilegais: aumenta o número de retornos voluntários do Reino Unido

Aumentou o numero de brasileiros que optam pelo retorno voluntario do Reino Unido
Foto: Reprodução Politico

Governo inglês possui programa para que brasileiros em situação irregular no país possam regressar ao Brasil.

Desde 2010 que as políticas de imigração estão sendo revistas na maioria dos países de primeiro mundo, especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido. De 2014 até agora, a fiscalização e exigência de documentos se acentuou em toda a Europa. A crise dos refugiados no continente está fazendo com que órgãos da União Europeia e países membros do bloco se unam para combater a entrada de cidadãos ilegais e deportem os que já vivem nesses países sem autorização.





Reportagens

De acordo com duas reportagens veiculadas no SBT Brasil, jornal da emissora de Silvio Santos, realizadas pelo competente jornalista Sérgio Utsch, somente entre janeiro e julho de 2016, 156 brasileiros retornaram ao Brasil através do programa de retorno voluntário proposto pelo Governo da Inglaterra. O aumento de brasileiros que pedem ajuda para voltar ao país, registrado na Casa do Brasil em Londres, foi de 500% de 2015 para 2016, saltando de três para 15 por mês.

curta-fanpageNos aeroportos ingleses, os brasileiros são a terceira nacionalidade mais impedida de entrar no Reino Unido, ficando atrás somente dos americanos e dos albaneses. Em 1 ano foram 12.056 deportações no Reino Unido de cidadãos de diversos países e em 10 anos o número de brasileiros deportados ou que optaram pelo retorno voluntário do Reino Unido foi de 26.769.

Entre as 10

Os brasileiros estão entre as 10 nacionalidades que mais participam desse programa e, de acordo com o chefe da polícia de imigração de Londres, Paul Wylie, os cidadãos do Brasil não querem ir para a prisão e o governo também não tem interesse que isso aconteça, por isso apoia que os que se encontram em situação ilegal retornem de maneira voluntária.

Custos

Muito além da questão humana, existe a preocupação com os custos. Para enviar um brasileiro ilegal de maneira voluntária, o custo para o governo inglês é de aproximadamente R$ 4 mil, já se este mesmo cidadão brasileiro for deportado à força, o valor passa de R$ 60 mil. Outro aspecto ressaltado pelo oficial Paul Wylie, é que a Polícia de Migração de Londres não tem contato com o governo brasileiro, por isso no seu retorno, o cidadão brasileiro não terá em sua ficha nada que confirme que ele foi deportado do Reino Unido ou algo assim.

Imigração Ilegal não é Legal

Na reportagem, alguns brasileiros foram entrevistados e relatam a dura vida que levam como imigrantes ilegais. É risco de todos os lados, além de oportunizar que pessoas mal intencionadas explorem a mão-de-obra, os brasileiros sem documentos pagam caro para viver, podem ter documentos retidos pelos exploradores e não podem pedir ajuda para ninguém, muito menos para a polícia por conta da situação irregular.grupo-FB

Não acredite em falsas promessas de trabalho. Não existe dinheiro fácil e se você recebeu uma proposta de emprego, pesquise. Ligue nos órgãos oficiais, peça informações e não tente fazer nada em segredo. Comente com seus familiares, procure grupos e fóruns na internet para saber mais sobre a empresa, veja se outras pessoas não foram enganadas e colocaram o aviso. Se informe.

Importância dos Documentos

Cabe a nós do site Vagas pelo Mundo, ressaltarmos a importância de morar em outro país de maneira legalizada. Não nos cabe fazer julgamento das pessoas que encontram-se em situação irregular em outro país, até porque ninguém se torna um imigrante ilegal por opção, muito pelo contrário, é justamente a falta de opção que faz isso acontecer. Também não é nosso papel assustar quem está pensando em sair do país, mas de alertar de maneira veemente.

Portanto se você está pensando em morar em outro país, fique atento aos documentos, busque informação em sites e portais governamentais, se informe, ligue no consulado do país que pretende ir e JAMAIS parta para o destino sem estar com tudo em mãos, principalmente o visto no passaporte.

banner-sair-do-pais

Assista as Reportagens

Acesse para assistir primeira reportagem sobre as dificuldades enfrentadas por quem entra no Reino Unido sem permissão. Para assistir a segunda reportagem sobre os brasileiros ilegais que pedem ajuda para o retorno voluntário.

Serviço

Se você é brasileiro, vive ou conhece alguém que está ilegal em Londres e precisa de ajuda, entre em contato com a Casa do Brasil na cidade. Abaixo os dados de contato:

Endereço: 64-66 Willesden Lane, London, NW6 7SX

Telefone: 020 7328 7988

E-mail: info@casadobrasil.org.uk

Site: www.casadobrasil.org.uk

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª: das 10h às 18h. Sábados: das 11h às 17h.

Emergências: Contatar pelo celular 075 4072 3499. Considerados casos de emergência: falecimentos, acidentes, hospitalizações graves, detenções e situações de perigo iminente. Outras ligações não serão atendidas neste número.