Quer morar na Nova Zelândia? Saiba como fazer o visto

Como fazer o visto para Nova Zelandia
Foto: Kurld

País possui diversas opções de visto para turismo, estudo, trabalho e residência. Saiba mais.

Morar na Nova Zelândia é o sonho de muitos brasileiros que querem morar fora do país. Com 4,4 milhões de habitantes, o país possui belezas naturais, muita qualidade de vida, tem o nono maior índice de desenvolvimento humano e é um dos países mais desenvolvidos do mundo. Se você está planejando estudar ou trabalhar na Nova Zelândia, confira a entrevista exclusiva que fizemos com o brasileiro conselheiro de imigração, Peterson Fabricio. 





1) Quais tipos de visto para morar na Nova Zelândia?

Existem os vistos temporários como de Visitante, Estudante e de Trabalho que permite permanecer no país, por tempo determinado. Já o visto de residente para a Nova Zelândia permite morar no país permanentemente.

2) O processo leva quanto tempo?

Vistos temporários levam cerca de 30 dias para serem processados, independente se foram submetidos na Nova Zelândia, ou em um dos escritórios da imigração pelo mundo ou mesmo online. Vistos permanentes são mais complexos e por esse motivo pode levar entre 3 a 9 meses.

Cada caso é único, e por isso alguns levam 4 dias e outros 40 dias para serem analisados.

3) É possível fazer o pedido de visto pessoalmente no Brasil? Há consulados?

Não. Solicitantes de vistos que residem no Brasil devem fazer as solicitações online, ou quando a categoria do visto não permite, deve enviar para a embaixada da Nova Zelândia em Washington DC, USA, que atende todas as Américas. A forma de como o visto deve ser solicitado está no próprio site da imigração de acordo com cada visto. www.immigration.govt.nz

banner_10-coisas

4) Qual o valor do visto?

Cada visto tem um valor, dependendo da categoria, da nacionalidade do solicitante e se é online ou por papel. Mas como indicativo hoje, o Work Holiday Visa NZ$ 208, um Student Visa para quem está no Brasil NZ$ 270, um Work Visa na categoria Essential Skills NZ $298, um Work Visa na categoria partner de Student ou Worker US$ 326.

5) Como funciona o visto de trabalho? A empresa pode mandar uma convite de trabalho?

Um dos requisitos para solicitar um visto de trabalho na Nova Zelândia é ter uma oferta de trabalho de um empresa da Nova Zelândia. Mas é importante que a empresa comprove que tentou buscar tal mão-de-obra internamente, antes de oferecer a vaga para alguém de fora do país, e o solicitante do visto deve ter formação e/ou experiência de trabalho na área.

grupo-FB6) Os estudantes estrangeiros podem trabalhar na Nova Zelândia?

Para aqueles que vem estudar inglês, acima de 14 semanas em escola categoria 1, tem direito de trabalhar 20 horas por semana. Assim como aqueles que vem estudar cursos longos, esses muitas vezes tem o direito de trabalhar tempo integral nas férias escolares.

7) Existe visto para profissões qualificadas e em falta no país?

Existe o visto de trabalho na categoria Long Term Shortage Skill List. Onde um profissional com diploma reconhecido junto aos órgãos de educação do país, ao receber uma oferta de trabalho, pode receber um visto de longa duração (até 5 anos) ou um visto com duração de 30 meses, e após 24 meses já pode solicitar residência.

8) O visto precisa ser renovado todos os anos na Nova Zelândia? Qual o custo?

Todos os vistos temporários devem ser renovados antes da data de expiração. É altamente recomendado fazê-lo com no mínimo de 30 dias de antecedência. Cada visto tem um custo diferente.

banner-outra-dimensao

9) Quais as vantagens de ter assessoria especializada para o visto?

Immigration Advisers licenciados, como é o meu caso, conhecem todas as etapas e os procedimentos necessários para obtenção de vistos, eliminando qualquer risco de não conformidade da documentação, o que invariavelmente resulta na negação do visto.

A Nova Zelândia possui regras específicas e até mesmo burocráticas para concessão de vistos. Utilizando os serviços de um Immigration Adviser licenciado, você só precisa se preocupar com a sua viagem, sem sofrer eventuais atropelos de perda de passagem já comprada ou ter custos de reagendamento de viagem, além do desgaste emocional e perda de tempo.

Mais ainda, um visto negado traz um prejuízo não quantificável, que é o registro dessa negativa nos arquivos da Imigração, não só da Nova Zelândia, mas de todos os países conhecidos como FIVE COUNTRY CONFERENCE: Austrália, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Vale lembrar que o trabalho de um Immigration Adviser licenciado trata da documentação e não garante a concessão do visto. Esta é uma decisão exclusiva da Imigração da Nova Zelândia, que analisa e avalia cada processo, aplicando critérios próprios de cada caso.

Mais informações sobre visto para Nova Zelândia: Peterson Fabricio – Immigration Adviser licenciado pelo Governo da Nova Zelândia, aconselhamento dos candidatos e solicitações de vistos nas categorias Visitor, Student, Work e Residence – peterson@nzvisto.comwww.nzvisto.com

Notícias relacionadas curta-fanpage

Como fazer o visto para morar na Irlanda

Visto para morar na Alemanha: descubra como fazer

Quem tem direito a Cidadania Portuguesa?

Como fazer sua Cidadania italiana