Estudar e trabalhar em Portugal

Como estudar e trabalhar em Portugal
Foto: Scenolia

Tudo que você precisa saber sobre o visto para morar em Portugal

A dúvida mais recorrente que recebemos por e-mail é sobre como fazer o visto para morar em Portugal. Muitas pessoas questionam se podem trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Hoje vamos te ajudar a responder algumas questões relacionadas a estudar e trabalhar em Portugal.

Posso estudar e trabalhar em Portugal?

Sim. Se você viajar para Portugal com o Visto de Estudo (após ser aprovado em um Mestrado, por exemplo), poderá alterar seu visto no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) depois de conseguir um emprego em Portugal. O SEF mudará seu Visto de Estudo para “com autorização de trabalho” se o emprego não atrapalhar seus horários de estudo. Por exemplo: se seu Mestrado é pós-laboral (noturno), você poderá trabalhar durante o dia. A troca de visto será feita mediante uma carta do empregador com sua função, horários, detalhes do cargo, assinada em papel timbrado e uma da instituição de ensino onde você estiver estudando com os seus horários de aulas. O custo para a troca é de € 37,50. Durante o pedido da troca de visto, não é possível trabalhar, é preciso esperar a aprovação.

Assista o vídeo: Documentos para fazer o visto de Portugal

Quero só trabalhar, é possível?

Sim, mas é mais difícil. Você precisará ter muita qualificação para ser selecionado para uma vaga ainda estando no Brasil e fazer o Visto de Trabalho no Consulado de Portugal no Brasil.

Veja também: Todos os documentos necessários para fazer o visto de Portugal

banner-youtube

Posso viajar como turista e mudar o visto?

Não. Não é possível fazer a solicitação de visto em Portugal. É preciso fazer ainda no Brasil, apresentar todos os documentos no Consulado, esperar um mês para a resposta e só depois comprar a passagem para Portugal. Como turista, você pode viajar pela Europa durante 90 dias a passeio, mas não pode morar, alugar casa, fazer nada como morador. Faça o tramite legal para não se incomodar. O correto SEMPRE é fazer o Visto de Portugal estando ainda no Brasil.

Como fazer o Visto de Aposentado para morar em Portugal

Como está o emprego em Portugal?

O desemprego em Portugal está em 11,1%, uma taxa que vem melhorando desde a grande crise de 2012. Entretanto, a busca por emprego em áreas específicas é mais difícil e os processos seletivos podem levar meses. Já em lojas, shoppings e restaurantes é possível encontrar emprego, principalmente se você tiver experiência profissional, visto para morar no país e título de residência. O salário mínimo é de € 557,00 (euros) e a maioria das pessoas que iniciam no mercado de trabalho recebem esse salário. 

Leia o texto de Cláudio que já foi compartilhado mais de 138 mil vezes
Leia o texto de Cláudio que já foi compartilhado mais de 138 mil vezes