Como fazer o visto para morar na Holanda

Visto Holanda
Foto: GdeFon.com

Tudo que você precisa saber para trabalhar, estudar ou morar no país europeu. 

A Holanda (ou Países Baixos) é um dos países mais desenvolvidos do mundo e com uma das populações mais felizes de acordo com o ranking da ONU. O país das tulipas e dos moinhos de vento é uma excelente escolha para quem deseja morar no exterior. Para isso você precisa se preparar, juntar dinheiro e fazer o visto para morar na Holanda ainda no Brasil. Hoje vamos te dar todas as informações de como trabalhar ou morar no país.





Visto para Holanda

É possível viajar para Holanda e permanecer no país por até 90 dias sem visto (assim como nos demais países do Espaço Schengen). É preciso apenas ter a passagem de ida e volta, passaporte, seguro de viagem e dinheiro para se manter no período.

Para quem deseja morar na Holanda existem diversas opções de visto e o estrangeiro precisa solicitar o Visto de longa estadia temporária (MVV – Machtiging Voorlopig Verblijf):

  • Visto de Trabalho;
  • Visto de Estudo (ou Intercâmbio);
  • Visto por casamento, relação estável ou família (vale para parceiros – válido também para casais gays, casados, morar com os pais, morar com tutores legais, com pais adotivos ou para crianças que nasceram na Holanda);

Conheça os países mais felizes do mundo em 2017

Estudar na Holanda

Se você pretende estudar na Holanda por mais de 3 meses, precisará solicitar um visto no Consulado da Holanda no Brasil. O processo se inicia após a aceitação do aluno na universidade ou instituição de ensino. Normalmente o visto de estudo ou intercâmbio na Holanda valem por um ano.

Trabalhar na Holanda

Para quem pretende trabalhar na Holanda, precisa conseguir um emprego ainda estando no Brasil. Normalmente as próprias empresas holandesas ficam responsáveis pela solicitação de visto do estrangeiro (Sponsor). Além disso, existe a opção de trabalhar na Holanda como Au Pair (babá) e morar em casas de família. Para conseguir um emprego como Au Pair é possível através de agências que fazem a mediação entre o estrangeiro e a família.

Para saber as empresas que oferecem Sponsor, acesse o site da imigração (IND) e confira a lista das empresas em ‘Public Register Regular Labour and Highly Skilled Migrants’. 

Pode interessar: Vagas para quem fala português na Holanda

Idioma

O idioma falado na Holanda é o neerlandês (holandês). Mas muitas empresas contratam quem domina o inglês. Como o país é bastante multicultural, há muitas empresas estrangeiras e multinacionais instaladas.

População

A população da Holanda é de 16,94 milhões de habitantes e a capital Amsterdã é a cidade mais populosa do país.

Os melhores países do mundo para estrangeiros morarem

Nacionalidade

Para adquirir a nacionalidade holandesa é preciso residir por 5 anos de forma legal no país. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, saber ler, escrever e falar holandês, não ter antecedentes criminais e abrir mão da sua nacionalidade de origem. Para quem é casado com um cidadão holandês, o pedido de nacionalidade pode ser feito depois dos 3 anos e vale tanto para casais heterossexuais quanto para casais homossexuais.

Para saber mais acesse o site IND de Imigração e Naturalização da Holanda