Visto de trabalho na França

Visto de trabalho França
Foto: Reprodução Attn

Saiba como morar no país europeu com o visto de trabalho.

Morar na França é sonho de muitos brasileiros, portugueses e estrangeiros. O país europeu atrai pela sua cultura, arte, qualidade de vida e salários mais altos que em países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Malta, por exemplo.





Salário mínimo na França

Atualmente o salário mínimo no país europeu é de € 1.480,27 (valores de 2017).

Visto para a França

A França é um país membro da União Europeia e faz parte do Espaço Schengen. Para viajar a passeio e fazer turismo na França não é necessário visto para a estadia de até 90 dias. Para viajar é necessário apenas um passaporte válido (com validade superior a três meses), passagem de ida e volta, seguro de saúde de viagem e dinheiro suficiente para se manter no país durante o período.

Caso um cidadão brasileiro queira ficar mais tempo na França (após os 90 dias), deve retornar ao Brasil e fazer a solicitação do visto no Consulado da França no país. Não é possível solicitar o visto de residência na França (com exceção de brasileiros que casarem com um europeu ou forem pais de uma criança europeia).

Veja também: Ferrari, Lamborghini e Maserati estão contratando

Visto de Trabalho

Para trabalhar na França, os estrangeiros devem primeiro conseguir um emprego na França. A empresa deve enviar uma carta convite de trabalho, promessa ou então o contrato de trabalho. O profissional selecionado para a vaga deve ir até o Consulado da França no Brasil munido de todos os documentos solicitados para o visto. O período mínimo do contrato de trabalho deve ser de um ano.

Site para fazer a solicitação do visto

Documentos necessários para o visto:

  • Passaporte válido com longa validade;
  • 2 fotos 3×4 – atuais e com fundo liso;
  • Formulário de pedido de visto assinado;
  • Seguro de viagem internacional;
  • Comprovativo de moradia no Brasil;
  • Contrato de Trabalho ou Proposta de trabalho (com horários, função, nome da empresa, duração do contrato, salário, etc – quanto mais completo melhor);
  • Cópia do seu último diploma;
  • Comprovante de residência na França (aluguel de apartamento, carta convite de hospedagem, ou outra forma de alojamento – mesmo que temporária).

Como conseguir um emprego no exterior

Para conseguir um emprego no exterior ainda estando no Brasil é necessário fazer uma versão europeia do seu Curriculum Vitae. Além disso, deve ter seu currículo bem completo no Linkedin disponível em inglês e francês (a própria plataforma disponibiliza as versões do CV em outros idiomas de forma gratuita). Quanto mais completo seu perfil no Linkedin, melhor. Também é aconselhado que a sua foto de perfil seja bem profissional, com fundo liso, sozinho, sem bebidas, sem chapéu e com roupas com cores sóbrias – sempre pensando no ambiente corporativo.

Veja também: França tem mais de 480 mil vagas de emprego

Valor do visto

O valor do visto de trabalho para a França é de € 250,00 euros.

Saiba mais no site da Imigração da França.