Consulado de Portugal: pedidos de nacionalidade e vistos estão suspensos

Visto Portugal suspenso
Foto: Reprodução Facebook

Consulado Geral de Portugal em São Paulo emitiu uma nota explicando os motivos.

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo-SP, a maior cidade do Brasil, publicou uma nota oficial ontem, 18 de outubro de 2018, em seu site onde informa que, até o dia 02 de janeiro de 2019, estão suspensos os novos pedidos de nacionalidade e de vistos para brasileiros e descendentes de portugueses.





Repercussão

A repercussão da notícia estampa os principais portais de notícias do Brasil e de Portugal. O G1, na editoria SP, publicou uma matéria curta, mas que não deixou de ter um efeito preocupante para quem está pensando em morar em Portugal e necessita do visto. No site Observador em Portugal a notícia publicada diz que a decisão foi motivada pela grande quantidade de pedidos.

Leia também: morar em Portugal, um guia completo.

A nota

A nota com a informação foi publicada no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo-SP, confira abaixo na íntegra o que diz o comunicado:

Aviso – Suspensão de novos pedidos de nacionalidade

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo informa que continuam a registar-se um número crescente de pedidos de serviços deste Posto, nomeadamente no que diz respeito a nacionalidades e vistos.

Como é do conhecimento de muitos dos nossos utentes e apesar de todos os esforços dos serviços envolvidos, esta demanda crescente acaba por provocar, necessariamente, demoras na capacidade de processamento, análise e conclusão dos novos pedidos apresentados.

Por forma a evitar ainda maior lentidão na análise dos processos que já se encontram pendentes de tratamento por este Posto consular e por outras autoridades portuguesas, o Consulado Geral vê-se forçado a suspender temporariamente a admissão de novos pedidos de nacionalidade – em São Paulo e no Escritório Consulado em Santos, igualmente sobrecarregado com solicitações.

livro morar fora claudio abdo

Cientes dos inconvenientes decorrentes desta decisão, estamos certos que contaremos com a compreensão de todos os utentes e pedimos a gentileza de aguardar até ao próximo dia 02 de Janeiro, data em que reabriremos no site as informações sobre os processos de nacionalidade.

Os requerentes que por algum motivo não queiram aguardar, podem dar entrada nos seus pedidos diretamente na Conservatória dos Registos Centrais. Para isso deverão procurar as instruções e demais informações, no site (ou ainda em IRN). Mas neste caso devem seguir as instruções e requerimentos do site do Instituto dos Registos e Notariado.

Veja também quais são as profissões que melhor pagam em Portugal

Mais informações

Para mais informações, acesse o site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. Caso você queira entrar em contato, uma alternativa é acessar a página oficial da repartição consular no Facebook.


Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Atua há 13 anos na área de Jornalismo e Comunicação Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *