Não se incomode com a irresponsabilidade dos outros

Morar Fora coluna
Foto: Gigi em Paris

Quando nos comprometemos com as nossas atitudes e valores, os outros deixam de ter tanta importância.

A vida vai passando e temos a chance de fortalecer nossos princípios e valores, movimento esse que pode nos tornar inflexíveis e rígidos. Alguns países já estão vivendo a fase de desconfinamento e alguns cuidados ainda são necessários, tanto para preservação da raça humana, quanto da nossa integridade física.

Diante deste novo cenário que se apresenta talvez podemos nos irritar, viver algum desconforto e até mesmo nos indispormos com pessoas as quais não estão muito comprometidas com a saúde. Essa está sendo uma realidade de muita gente que está morando fora e de tantas outras que ainda permanecem com o sonho de sair de seus lugares de origem.





Cada um toma decisões de acordo com a sua visão de mundo

Quando o ser humano foi criado lhe foi conferido o livre arbítrio, privilégio esse que nos permite decidir entre uma coisa ou outra. Partindo deste pressuposto devemos expandir nossa mente para compreender que todos aqueles a nossa volta podem fazer suas escolhas, seja essas inteligentes ou não.

Nossas decisões são baseadas em nossa visão de mundo, expectativas, experiências de vida e acima de tudo, da nossa percepção da realidade, com isso conseguimos distinguir o que pode ser melhor para gente neste momento da nossa vida.

Vivemos em uma sociedade a qual diversas regras foram impostas e implantadas para que a ordem e a boa convivência possam fluir, com isso devemos entender que diante da liberdade que todos nós podemos viver, cada ser humano é portador do direito de decidir o que é melhor para si, movimento esse que deve nos fazer respeitá-lo e compreendê-lo.

Tente lembrar de todas as vezes que você se irritou com pessoas que tinham comportamentos diferentes dos seus, em algum momento sua chateação se ajudou a resolver a questão? Pois é, não! Isso nos leva a crer que não adianta nos irritarmos com os outros, isso não muda a postura do outro. É inútil.

Nem tudo será como planejado, mas pode dar muito certo.

Encontrando o nosso equilíbrio

Quando estamos diante de situações estressantes, desagradáveis, constrangedoras e que talvez possam nos trazer algum perigo, devemos olhar pra dentro e refletir sobre o que podemos fazer para ficarmos bem.

Quais são as atitudes e escolhas que podemos fazer para encontrar o nosso equilíbrio e entender que o outro é o outro e ele tem o direito de ser como quiser.

Quando moramos fora somos submetidos a uma cultura diferente, assim como seus costumes e historicidade. Com isso não nos resta outra alternativa a não ser desenvolvermos a resiliência e aceitar que a mudança que tanto desejamos deve começar em nós mesmos. Respeite o outro e entenda que ninguém é igual a você.

Leia também o texto sobre morar fora: aprenda a encerrar ciclos.

*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.

livro morar fora claudio abdo

*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Ganhe descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto (válido para todos os países do mundo).

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Vitor Luz

Vitor Luz possui formação em Jornalismo e Psicologia e ao longo da sua trajetória profissional pode se dedicar a busca de novos conhecimentos e fez uma formação em Inner Vision, Programação Neurolinguística – PNL e Certificação Internacional em Master Coaching Mentoring e Holomentoring – ISOR. Atualmente mora na cidade do Porto em Portugal para fazer um Mestrado em Psicologia, na área da Psicogerontologia. Enquanto Psicólogo Nômade Digital realiza atendimento online para brasileiros espalhados pelo mundo, os auxiliando a lidar com a saudade, medo, solidão, desilusões amorosas, relacionamentos afetivos e transição de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *