Vistos em Portugal não precisam ser renovados até 30 de junho

Vistos em Portugal
Crédito Foto: SIC Notícias

Medida acontece por causa do coronavírus. Além dos vistos, outros documentos passam a ser válidos, mesmo vencidos.

Tendo em conta a situação do Coronavírus e do Decreto do Estado de Emergência feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 18 de março, o governo português decretou que todos os documentos e vistos em Portugal que tenham vencido a partir de 24 de fevereiro passam a ser válidos até o dia 30 de junho de 2020.

O Decreto do Estado de Emergência em Portugal terá duração de 15 dias (até o dia 02 de abril), podendo ser renovado. As pessoas só devem sair de casa para trabalhar, comprar medicamentos ou comida. Hoje já são 785 casos de coronavírus em Portugal e três mortes confirmadas.

Veja a seguir a lista completa de todos os documentos que não precisam ser renovados e o que pode ser feito online.





Vistos em Portugal: renovação durante o coronavírus

Para quem tem autorização de residência e precisa renová-lo, os vistos em Portugal serão válidos até o dia 30 de junho. Quem tinha marcação no SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) não deve ir ao órgão pois ele está fechado ao público. Não é necessário ligar para o SEF.

Por enquanto, todos os agendamentos estão suspensos e os títulos de residência continuam válidos até o do 30 de junho. O mesmo vale para quem tinha sua primeira marcação no SEF e iria solicitar o seu primeiro título de residência.

SEF Portugal
Crédito foto: Jornal é Agora

Documentos em Portugal que não precisam ser renovados durante a epidemia do coronavírus

Veja a lista dos documentos em Portugal (para nativos e estrangeiros) que venceram a partir do dia 24 de fevereiro e não precisam de renovação até o dia 30 de junho de 2020:

  • Cartão Cidadão (BI);
  • Carta de condução (Carteira de Motorista Portuguesa);
  • Registro Criminal;
  • Certidões;
  • Documentos e vistos para permanência em Portugal (Vistos em Portugal).

Todos os documentos vencidos nesse período, por tanto, passam a ser aceitos para todos os efeitos legais.

Alguns documentos também estão disponíveis online através dos sites dos órgãos competentes, como da Segurança Social, Finanças, IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), IEFP (Instituto do Emprego e da Formação Profissional), Notários (Cartórios), entre outros.

Veja a lista completa dos sites para agendamentos online, marcações pós-pandemia do coronavírus e as dúvidas frequentes:

Registros – IRN

Os Registros – IRN (Instituto dos Registos e do Notariado) de Portugal também informou que os mesmos estão fechados ao público ou com limitações de atendimento para os casos urgentes, como:

  • Casamentos civis e urgentes (na iminência de morte ou parto);
  • Testamentos urgente (na iminência de morte).

Para outras situações urgente e mediante um pré-agendamento, serão disponibilizados os seguintes serviços:

  • Retirada do Cartão de Cidadão urgente;
  • Pedido de Cartão de Cidadão provisório;
  • Primeiro pedido de Cartão de Cidadão urgente;
  • Registro de nascimento;
  • Registro de óbito;
  • Casamentos civis já agendados com apenas a presença das testemunhas;
  • Renovação do Cartão de Cidadão para menores de 25 anos em casos urgentes.

Os agendamento devem ser feitos pelo site do IRN e da Justiça de Portugal.

Leia também: Coronavírus e Home Office, dicas para administrar seu tempo com a família e produzir mais.

Fronteiras de Portugal fechadas

As fronteiras de Portugal com a Espanha estão fechadas por conta do coronavírus e podem passar apenas trabalhadores que moram e trabalham na fronteira, caminhões com transporte de mercadorias e profissionais diplomáticos.

Podem entrar no país portugueses e residentes que desejam retornar ao país e também está autorizado sair de Portugal cidadãos residentes de outros países para retornarem para casa.

Os policiais do SEF estão na fronteira e há apenas 9 pontos de passagem para os caminhões que levam alimentos e mercadorias. Veja os pontos de passagem autorizados pelo SEF.

Portugal planeja mudar regras dos vistos em 2020.

Ajuda econômica para as famílias portuguesas

O governo de Portugal informou também que haverá flexibilidade para alguns pagamentos, vencimento de documentos e financiamento de casas (empréstimo habitacional – hipotecas). Mas ainda não revelou todas as medidas que serão tomadas.

De acordo com informações do ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, a legislação e as decisões do sistema bancário e o trabalho de constituir uma moratória de capital e juros está sendo desenvolvida pelo Banco de Portugal e o sistema bancário será aprovada até o final do mês. Veja a matéria completa sobre o “perdão” das dívidas de habitação no site Idealista.

O ministro das Finanças também informou que vai adotar as medias necessárias juntos com os bancos, para que as instituições bancárias disponibilizam empréstimos para as famílias e empresas que precisarem de ajuda financeira nesse momento. Leia a matéria completa no jornal Público.

Declaração do Estado de Emergência em Portugal 

Veja o discurso da Declaração do Estado de Emergência em Portugal pelo presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa (dia 18 de março de 2020 às 20h) por conta do coronavírus:

Leia também: Antes de se desesperar, certifique-se que já fez tudo o que estava ao seu alcance.

Fontes: Governo de Portugal, Justiça de Portugal, Público, Idealista.

 

Remessa online voucher

*Dicas para economizar e Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Reserve seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba seu chip internacional em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *