Nacionalidade portuguesa para filhos de imigrantes com residência no país há um ano

Nacionalidade portuguesa filhos
Crédito foto: Veja.

Alteração na Lei de Nacionalidade em Portugal pretende diminuir para apenas um ano o direito à nacionalidade portuguesa para as crianças nascidas em território nacional que sejam filhos de imigrantes.

A Lei de Nacionalidade interessa, sobretudo, aos imigrantes estrangeiros que residem em Portugal e pretendem solicitar a nacionalidade portuguesa por tempo de residência. Algumas mudanças estão correndo desde 2015, porém no final de 2019 outras alterações foram sugeridas e, ao que tudo indica, acatadas pelo Parlamento de Portugal.





Lei de Nacionalidade Portuguesa hoje

A Lei de Nacionalidade para quem pretende pedir a nacionalidade portuguesa hoje exige que “[…] um dos progenitores aqui resida legalmente há pelo menos dois anos”. Porém, há uma sugestão de alteração na lei que deve entrar em vigor muito brevemente.

Alteração na Lei de Nacionalidade para filhos de imigrantes nascidos em Portugal

De acordo com uma publicação no Jornal Público, os filhos dos imigrantes que residem há um ano em Portugal serão portugueses já no nascimento.

Outras alterações na Lei de Nacionalidade

Além dessa importante mudança, outras alterações pretendem facilitar o processo para os estrangeiros que são casados ou estão em união estável (união de facto em Portugal) com cidadãos portugueses.

A proposta de alteração na lei também diz que será devolvida a nacionalidade portuguesa aos africanos originários das ex-colônias portuguesas e que perderam a nacionalidade em 1975 porque residiam em Portugal há menos de cinco anos.

Leia também: Por causa do coronavírus, vistos em Portugal não precisam ser renovados até 30 de junho.

O que muda na prática?

Na prática as mudanças servem para agilizar o processo de nacionalidade portuguesa para os filhos dos imigrantes que vivem em Portugal e tiveram seus filhos no país europeu.

Atualmente a nacionalidade portuguesa somente é atribuída ao filho de um imigrante que nasceu em Portugal se um dos pais residir legalmente no país há pelo menos dois anos.

Veja também: Como morar em Portugal com Visto Gold?

livro morar fora claudio abdo

*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:

Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.

Para fazer transferências internacionais de dinheiro, o Vagas pelo Mundo recomenda o site Remessa Online. Acesse o site e ganhe 10% de desconto em todas as suas transações utilizando o VOUCHER Remessa Online: vagaspelomundo.

Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.

Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.

Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.

Para obter descontos de até € 41,00 euros na sua hospedagem pelo Airbnb, acesse o nosso voucher de desconto.

Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.



Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é jornalista brasileira e mora no exterior há 6 anos. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Morou na Inglaterra e atualmente reside em Portugal. Atua há 15 anos na área de Jornalismo, produção de conteúdos, mídias sociais. Com seus textos, ajuda brasileiros e estrangeiros a morarem fora do país e realizarem seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *