Coach ensina como planejar seu início de carreira

Primeiro emprego
Foto: Reprodução Mycity-web

Confira como planejar seu projeto de vida profissional para atingir o sucesso.

Entrar na faculdade, tira boas notas, conseguir um estágio são os primeiros desafios profissionais que encontramos no nosso caminho. Esse período de início de carreira pode ser uma fase de questionamento se estamos no caminho certo. Por isso, entrevistamos a coach Janete de Amorim Bachmann que deu dicas importantes, confira:





Estágio

Se sua área de atuação lhe permite um estágio, não perca tempo, pesquise as empresas que atuam na sua cidade, prepare um bom currículo e se mostre interessado. A coach Janete de Amorim Bachmann afirma que são inúmeras as vantagens em se realizar um estágio durante a graduação, principalmente a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. O convívio com profissionais experientes propicia, além da prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o contato com a carreira e o relacionamento interpessoal. Além disso, o estagiário com bom desempenho pode conseguir um cargo efetivo dentro da empresa, após o término do curso.

Currículo atraente

O primeiro emprego parece ser o mais difícil, mas um currículo bem redigido e objetivo pode ser um diferencial na hora da contratação. Algumas dicas importantes da coach:

-Independente do idioma, o currículo não deve conter erros ortográficos.

-Em um site de empregos, o currículo pode ser mais genérico, mas se enviar o documento diretamente para uma empresa, o ideal é prepará-lo somente para a vaga pleiteada. Neste caso, o objetivo deve ser específico.

-Listar todos os cursos que frequentou, seja de idiomas ou de qualificação, com carga horária e período em que foi realizado. Começar pelo mais recente.

-As empresas valorizam pessoas socialmente responsáveis, então, os trabalhos voluntários são muito bem vistos, mesmo que sejam em atividades que não tenham relação com a empresa ou o cargo desejado.

-Exalte seus pontos fortes como (dinâmico, concentrado), sem exagerar, pois você está iniciando e é importante mostrar que você tem consciência que tem muito a aprender.

-Se passou um período no exterior, ao ser perguntado, fale dos desafios que enfrentou e como os superou, como adaptação a uma nova cultura, uma família ou residência estudantil.

Janete de Amorim Bachmann
A coach Janete de Amorim Bachmann

Estágio ou trainee?

A coach explica que no programa de estágio a empresa contrata o estudante, sem vínculo empregatício, por até dois anos. É uma boa oportunidade para colocar em prática seus conhecimentos, podendo ser contratado ao final do contrato.

Já os programas de trainees são muito mais concorridos. Normalmente, as grandes empresas buscam estudantes do último semestre ou recém-formados. O processo seletivo é bastante criterioso, já que tem por objetivo preparar os jovens para que ocupem cargos mais estratégicos na organização. A contratação é por regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Planejamento de carreira

Se você já escolheu um curso de graduação, ótimo! O planejamento de carreira será o seu guia para atingir os resultados almejados. O primeiro passo é estabelecer objetivos, se imaginar daqui a alguns anos: “o que” quero estar fazendo, em que empresa gostaria de trabalhar, que salário gostaria de estar recebendo etc.

Para atingir esses objetivos é necessário estabelecer o “como” e, para isso, se faz necessário um plano de ação com “prazos” definidos para a realização. Por exemplo: Se o seu objetivo é trabalhar em uma multinacional daqui a três anos, o primeiro passo é se matricular em curso de inglês. Se esta empresa for uma multinacional alemã, você terá um diferencial se, além do inglês, souber falar alemão. Se você não tem muito claro o seu objetivo, talvez seja necessário pedir ajuda a um profissional que auxilia na escolha vocacional.

Escolhas

O mais importante é se identificar com aquilo que você está estudando ou com o trabalho que você está exercendo, se faz sentido para você. Analisar como suas metas de carreira se alinham com seus objetivos pessoais. Se não houver consonância, talvez seja hora de rever.