Como controlar a ansiedade do início da carreira

Orientacao vocacional
Foto: Reprodução Nucleointegrado

Coach ensina como planejar o início da carreira e controlar a ansiedade.

O início da carreira é um momento de muita ansiedade. Queremos conquistar o mundo e fazer sucesso em pouco tempo. A coach Janete de Amorim Bachmann concedeu uma entrevista ao nosso site e ensinou como é possível planejar a carreira e controlar a ansiedade.

Objetivos definidos

A tecnologia trouxe novos hábitos para a sociedade e, a rapidez com que tudo acontece, fez com que nos tornássemos mais imediatistas. É importante sabermos que nem sempre as coisas acontecem na velocidade que gostaríamos, porém, se tivermos objetivos definidos, somos mais persistentes.

Se você estiver na empresa que planejou estar, mostre seu trabalho, tenha atitude, peça feedback ou feedfoward para seu líder (caso ele não lhe tenha dado). Verifique as oportunidades dentro da empresa, seja flexível.

Algumas empresas ainda têm o que chamamos de carreira em “Y”, onde o profissional vai galgando cargos até chegar o momento em que tem de escolher – entre ser um líder, um gestor, diretor, CEO – ou, ser um especialista, que, não terá necessariamente uma equipe para coordenar, mas será “o cara” naquela especialidade.

Empresas mais flexíveis, que trabalham por projetos, já têm a carreira em “W”, onde, a cada desafio, você pode ser o líder ou ser liderado. Isso é tão dinâmico, que podem rodar mais de um projeto ao mesmo tempo, onde você alterna seu papel.

Conselhos sobre carreira

Existem consultorias especializadas em carreira e mercado de trabalho, onde são aplicadas ferramentas específicas para a orientação profissional. As escolas também oferecem testes vocacionais para seus estudantes durante o ensino médio.

O autoconhecimento é fundamental e você pode, por sua conta, verificar suas habilidades, conhecimentos e aquilo que você realmente gosta de fazer ou se imagina fazendo (pode ter várias opções). Procure pessoas bem sucedidas nessas áreas, pergunte sobre os desafios e mantenha-se sempre informado sobre a economia global. Isso ajuda muito na hora de tomar uma decisão. Algumas profissões do passado já não existem mais.

Como saber se estamos no caminho certo?

A coach Janete de Amorim Bachmann explica que é muito comum os pais influenciarem seus filhos, revivendo com eles seus próprios processos de escolha profissional, projetando neles seus desejos, medos, frustrações e conflitos não resolvidos. O jovem deve tomar consciência das possíveis influências familiares e aprender a lidar com elas. É preciso muitas conversas abertas sobre os seus sonhos, desejos e frustrações.

O mais importante é se identificar com aquilo que você está estudando ou com o trabalho que você está exercendo, se faz sentido para você. Analisar como suas metas de carreira se alinham com seus objetivos pessoais. Se não houver consonância, talvez seja hora de rever, mudar e começar de novo. Não tenha medo de tentar.

Notícias relacionadas

Coach ensina como planejar seu início de carreira

Como se vestir em uma entrevista de emprego

Procurando emprego? Confira 12 modelos de currículo para baixar