O que fazer para evitar uma demissão

Como evitar uma demissao
Foto: Reprodução Veja

Se você está empregado e quer manter seu emprego, confira essas dicas.

Durante períodos de crise, o medo de ser demitido é mais do que normal. Ao ver amigos e colegas sendo demitidos, uma pergunta nos assombra: será que seremos os próximos? Para que isso não aconteça ou para que você esteja preparado para isso é preciso ver alguns indícios e estar atento ao mercado e ao que acontece dentro da sua empresa.

Coachs e consultores afirmam que muitos profissionais não percebem os vestígios e pistas dados pelas organizações e são pegos de surpresa na hora da conversa com portas fechadas. Para que isso não aconteça, você precisa estar vigilante.

Normalmente quando os diretores e chefes estão pensando em demitir, eles começam a tratar o funcionário de forma mais seca, direta e sem muito carinho. Por isso é preciso tomar cuidado com suas atitudes durante o período de crise econômica. Duas dicas importantes são: economizar tudo que puder em casa, evitar financiamentos e parcelamentos e fazer um planejamento para o futuro. Listar possíveis novas empresas, manter o currículo online no Linkedin sempre atualizado e zelar pela sua rede de relacionamentos, são fatores fundamentais.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a evitar uma demissão

1) Feedbacks

Se você está receoso, achando que pode ser demitido, talvez seja a hora de conversar com seus superiores. Chamar seu chefe para uma conversa aberta pode te ajudar. Comece o assunto pedindo feedbacks do seu trabalho e demostre que você está comprometido com a empresa e quer ajudar no que for possível.

2) Eles precisam de você

Muitas vezes trabalhamos de forma isolada e toda empresa não sabe o que estamos fazendo. É importante fazer relatórios, mostrar suas conquistas para seus chefes. O momento é de dedicação ao trabalho. Além disso, aproveite para mostrar que você é peça fundamental na empresa, faça seu Marketing pessoal sempre que possível.

banner-curriculo

3) Mantenha-se otimista

Os profissionais otimistas, bem dispostos e comprometidos são os últimos que serão demitidos. Por isso, mesmo com a crise, com a inflação e com seus problemas pessoais, mantenha-se otimista e tente achar soluções para burlar a crise. Funcionários que colaboram com a empresa, que tratam como sua, serão mais valorizados.

4) Networking

Sua rede de relacionamentos dentro da sua empresa é extremamente importante, por isso esteja atento as áreas em que não haverão corte. Talvez você possa ser transferido de setor ou até mesmo de cidade. Conhecer os profissionais dos Recursos Humanos também é extremamente importante. Mantenha sua amizade com os demais colaboradores da empresa.

Notícias relacionadas curta-fanpage

Saiba em qual área profissional o desemprego não passa perto

Gucci está contratando e tem vagas no Brasil

Vagas para quem fala português na Suíça

Processo de imigração de Quebec anuncia 5.000 novas aplicações