Como fazer o visto para morar no Japão

Visto Japao
Foto: TripTips

Tudo que você precisa saber para morar no Japão e fazer o visto.

Com 127 milhões de habitantes, o Japão é um país altamente desenvolvido e que atrai muitos estrangeiros que querem trabalhar em multinacionais. O país asiático sempre tem muitas oportunidades de emprego abertas e possui a terceira maior economia do mundo. Além disso, é o quarto maior exportador e importador do mundo.

Tipos de visto para o Japão

O Japão possui Visto de Turismo, de curta duração (no máximo 90 dias), de permanência: Visto de Estudante (dois anos, podendo ser renovado) e Visto de Trabalho (que pode variar de um a três anos e também pode ser renovado). Além disso ainda existem opções de visto para morar no Japão para filhos de japonês (nissei), neto (sansei), para esposa ou esposo de nissei, sansei ou de japonês. Para esses tipos de visto, a duração pode variar de 15 dias a 3 anos, sempre podendo ser renovado pelo Governo do Japão.

Veja também: os melhores países do mundo para estrangeiros morarem





Residência no Japão

A Imigração Japonesa lançou um novo sistema de controle de permanência para estrangeiros que moram no Japão em julho de 2012. Agora, é possível estender o prazo de permanência no país para 5 anos. Para saber mais sobre o visto do Japão acesse o site.

curta-fanpageVisto de Trabalho

Para um estrangeiro conseguir o Visto de Trabalho para o Japão é preciso ter o trabalho garantido no país asiático. Para isso, é importante enviar o currículo para as empresas através da internet e ficar atento as vagas abertas. A maioria das empresas japonesas patrocinam o visto para os candidatos que querem contratar ou transferir de país/filial.

Como conseguir um trabalho no Japão?

Para conseguir ser contratado para uma vaga no Japão é necessário qualificação, formação acadêmica, falar inglês fluente e ter vontade de aprender japonês. Para isso é preciso se preparar, planejar e ir em busca das vagas abertas nas empresas japonesas.

Pode gostar também: como escolher um país para morar fora

Documentos para o visto

Os documentos necessários para fazer o visto para estudar ou trabalhar no Japão são os seguintes:

  • Passaporte válido (com validade superior a 3 meses);
  • Formulário para a Solicitação de Visto;
  • Foto 3×4 atualizada;
  • Certidão de casamento (se tiver);
  • Certificado de elegibilidade;
  • Comprovante de aceitação na instituição de ensino ou Carta Convite de trabalho;
  • Certificado de antecedentes criminais;
  • Atestado médico e psicológico.

Se você tiver algum parente no Japão também deve anexar a cópia dos documentos da pessoa.